Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
15/12/2015 - 16h42min

Fosfoetanolamina em Santa Catarina

Imprimir Enviar

Solicitação de termo de cooperação para a produção das cápsulas será entregue à Secretaria de Estado da Saúde

A possibilidade de distribuição da Fosfoetanolamina Sintética, conhecida como cápsula contra o câncer, voltou a ser debatida na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O encontro é resultado do seminário realizado na última quinta-feira (10) com a participação de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), de São Carlos.

Menos de uma semana após o evento que reuniu centenas de pacientes de câncer e familiares para acompanhar o relato do pesquisador Gilberto Orivaldo Chierice e demais integrantes da equipe responsável por desenvolver a fosfoetanolamina o tema voltou à pauta. A reunião, no gabinete da deputada Ana Paula Lima (PT), presidente da Comissão de Saúde, com a participação da Secretaria de Estado da Saúde, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública da União e Estadual, além da Rede Feminina e Associação Brasileira de Portadores de Câncer.

A intenção é averiguar a possibilidade de produção das cápsulas em Santa Catarina. “Entendemos que as pesquisas são importantes, mas até que elas sejam concluídas muitas vidas poderão ser perdidas. Contra o câncer cada segundo conta. Não podemos ser negligentes com isso”, afirma a parlamentar.

Após o encontro, ficou decidido que será encaminhado para a Secretaria de Estado da Saúde a solicitação para um termo de cooperação com a equipe de pesquisadores para a produção da fosfoetanolamina por um laboratório catarinense. Uma reunião com a Procuradoria Federal, Defensoria Pública da União, Ministério Público do Estado e Defensoria Pública do Estado também será agendada para analisar especificamente os entraves jurídicos.

 

 

Patricia de Melo
Assessoria de Comunicação
48.9608-8580

Voltar