Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/06/2021 - 15h20min

Fórum Estadual Lixo Zero apresenta iniciativas de destaque em SC

Imprimir Enviar
Rodrigo Viegas, chefe de gabinete que representou o deputado João Amin no evento
FOTO: Solon Soares/Agência AL

A Assembleia Legislativa sediou nesta sexta-feira (11) o Fórum Estadual Lixo Zero, que reuniu as boas práticas de gestão de resíduos dos municípios catarinenses que vão representar o Estado em um congresso internacional sobre o assunto, em Brasília. O evento foi promovido pela Fecam e o Instituto Lixo Zero, com apoio da Alesc, por intermédio do gabinete do deputado João Amin (PP).

“Um evento desta importância serve de incentivo para outras pessoas, cidades e empresas conhecerem e adotarem medidas em prol da sustentabilidade", afirmou João Amin, parlamentar cujas ações visando à preservação do meio ambiente têm marcado seus mandatos.  Segundo Rodrigo Viegas, chefe de gabinete que representou o deputado no evento, outro fator de relevância para o Fórum é ampliar a visibilidade para o tema. “O mais importante é ouvir os casos e as pessoas que trazem exemplos”, destacou.

Foram apresentados casos de sucesso que estão sendo desenvolvidos em Timbó (Ecoponto); Jaraguá do Sul (Distribuição de Sacos Verdes para Coleta Seletiva); Turvo (Reciclou Levou); Itajaí (Campanha Itajaí de Mares Limpos); Chapecó (Programa Lixo Zero); Campos Novos (Campos Novos Sustentável); Lages (Programa Lixo Orgânico Zero) e Florianópolis (Floripa Lixo Zero). As iniciativas também serão apresentadas no Congresso Internacional Cidades Lixo Zero, em Brasília,  entre os dias 22 e 24 de junho.

Para a consultora do Instituto Lixo Zero Brasil, Luiza Denardin Poleto, o nível dos casos “surpreende a cada ano” mesmo com os desafios que os municípios de todos os portes têm no cotidiano. “A gestão de resíduos sólidos com inovação precisa de empenho, entusiasmo e vontade de fazer diferente para sair do mesmo. Não pode ser só por ser obrigação legal. É um desafio."

Voltar