Fiesc apresenta Agenda da Indústria para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense
O deputado Mário Marcondes (PR) participou nesta segunda-feira (29), na sede da Fiesc, da apresentação da Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e Logística Catarinense, que apresentou a pesquisa Custos Logísticos na Indústria Catarinense, destacando dados de investimentos, parceria público privada, gestão e monitoramento das obras, custos logísticos, obras estratégicas, cabotagem, ferrovias, intermodalidade, multimodalidade e planejamento. “A pesquisa mostra muito bem a necessidade de melhorar a gestão das obras, que reflete em competitividade e eficiência para o Estado catarinense”, ressaltou Marcondes.
A pesquisa apresentou que os custos com transporte representam 49% do total gasto pelas indústrias catarinenses com logística de suprimentos e produtos acabados. Isto significa que 7% do faturamento total do setor produtivo é direcionado para este fim, enquanto outros 7% são despendidos com estoque e armazenagem. O impacto sobre as indústrias do Estado, de 14%, é maior que a média brasileira, de 11,2%, e que os 9% estimados para outros países.
O material mostra que o custo com logística é ainda mais pesado para alguns segmentos produtivos. Entre eles, se destaca o de madeira (26% do faturamento), material elétrico (22%) e mecânica (22%). “Estamos mostrando que Santa Catarina tem que investir muito em infraestrutura e logística, além de aumentar o uso de outros modais, como é o caso da cabotagem. Também enfatizamos a necessidade de um acompanhamento e um planejamento integrado dos investimentos”, afirmou o presidente da Fiesc, Glauco José Côrte.
Destaca também a situação do planejamento da ferrovia Litorânea. "O projeto encontra-se parado porque a Funai não permite que a transposição do morro dos cavalos seja feito como previsto pelo DNIT. A proposta feita pela Funai vai onerar a ferrovia em R$ 16 bilhões. Ela demanda novos túneis e aumenta o traçado em mais de 30 quilômetros, o que inviabiliza o projeto da ferrovia Litorânea. Temos que lutar para que o projeto possa ter prosseguimento e a obra ser iniciada", disse o presidente da Fiesc.
Dados mostram que Santa Catarina recebeu, em 2014, 37% do total previsto para a infraestrutura de transportes no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e no Orçamento Geral da União. Até junho deste ano o repasse está em 0,09%. Presente no evento, o coordenador da Frente Parlamentar Catarinense, deputado Mario Mariani, anunciou a marcação de audiência com o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues. O encontro está agendado para esta quarta-feira (1º) e tem como pauta os estudos apresentados na reunião.
Foi lançado ainda estudo sobre o potencial das parcerias público-privadas (PPPs) para melhoria da infraestrutura no Estado. O material mostra que as principais demandas dos municípios incluem o saneamento básico (35%), a mobilidade urbana (28%) e a infraestrutura de transporte (17%).
Colaboração texto: Fábio Almeida - Assessoria de Imprensa da Fiesc
Renata Furlanetto
Jornalista DRT SC 02836 JPA
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