Festival de Carnes Nobres pode entrar no calendário de eventos oficiais de SC
A solicitação é do deputado Marcius Machado (PR) para que a data seja comemorada anualmente no mês de dezembro no município de Palmeira
Ainda é novidade para muitos que o município de Palmeira, na Serra Catarinense, tem uma das melhores produções de bovino e ovinos do Estado. Pensando na qualidade da carne produzida na região, o deputado Marcius Machado solicitou que o Festival de Carnes Nobres da Serra entre para o calendário de eventos do Estado. A ideia já foi aprovada na Comissão de Turismo e Meio Ambiente, em breve será votado em sessão ordinária.
O festival tem como destaque os pratos à base de cordeiro com cortes especiais. Só a Associação dos Criadores de Ovinos de Palmeira (ACOP) conta com 22 associados, que respondem por um rebanho de 500 ovinos com aptidão para produção de carne.
O município já é citado como referência em Santa Catarina na produção de ovinos e bovinos de qualidade. Em 2019 o Festival de Carnes entrou para o Calendário Regional de Eventos da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), como um dos principais atrativos turísticos e gastronômicos.
Já a Associação Palmeirense de Pecuária de Corte (APPEC) conta com cerca de 40 propriedades que produzem terneiros com cruzamento de raças britânicas, que trabalham com o melhoramento genético e reprodutivo da raça, produzindo variedades de carnes nobres.
O deputado Marcius relata que quem vai até a região participar do festival sabe da sua importância e da qualidade do produto. “A carne é de extrema qualidade, ao tornar o evento parte do Calendário Estadual vamos aproximar mais pessoas do festival e tornaremos Palmeira um município turístico.”
O festival
Na edição de 2018, mais de mil pessoas passaram pelo Parque de Exposições José Maria Batista, no município. Segundo os organizadores, foram comercializados mais de 400 quilos de carne de cordeiro e 400 de gado.
Mirella Guedes
Ascom Deputado Marcius Machado
(49) 99977-9995 / (48) 3221-3075