Falta de veterinários preocupa Altair Silva
O deputado Altair Silva (PP) apresentou nesta terça-feira (16) na Assembleia Legislativa um pedido de informação solicitando ao secretário de Estado da Agricultura, Ricardo de Gouvêa, o número de médicos veterinários contratados pelo Estado que atuam na inspeção sanitária. O pedido ainda engloba o número de veterinários em cada departamento, escritório e unidade, bem como a distribuição geográfica dos profissionais.
Conforme Altair, os produtores, especialmente do Grande Oeste, reclamam do baixo número de servidores atuando. “Muitos veterinários entraram em idade de aposentadoria e se ausentaram. A Cidasc, juntamente com o Icasa, tenta realizar o trabalho, mas não dá conta da demanda. Agora queremos os números e as informações reais dessa situação”, comenta Altair.
A preocupação do deputado é porque Santa Catarina se tornou uma ilha de sanidade em todo o país e, paralelamente à produção de alimentos cárneos, opera um avançado e competente sistema de vigilância, fiscalização e controle sanitário que monitora todas as fases da produção pecuária. Em 2007, também conquistou o reconhecido certificado de área livre de febre aftosa sem vacinação pela Organização Internacional de Saúde Animal (OIE).
Seara
A demanda partiu do município de Seara, onde os produtores estão sentindo a dificuldade de atendimento por parte da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa). O vice-prefeito Flávio Ragagnin e os vereadores Gilberto Gonçalves e Luiz Benatti apresentaram a demanda ao parlamentar catarinense.
O Secretário da Agricultura do município, Ernesto Gomes, ressaltou que desde 2014 o município, que é um dos maiores exportadores de proteína animal do Estado, não conta com atendimento de um veterinário da Cidasc.