Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/06/2022 - 18h08min

Plano prevê seis leitos de UTI pediátrica no Hospital Jaraguá

Proposta foi apresentada durante audiência pública proposta pelo deputado Dr. Vicente que discutiu ações para a superlotação
Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente

O Hospital Jaraguá está na lista das unidades que vão receber incremento de UTI pediátrica: seis novos leitos estão previstos para o próximo período. A medida consta no plano de ação do governo do Estado detalhado na terça-feira (21) durante audiência pública proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) para tratrar de ações diante da falta de leitos de UTIs para recém-nascidos e crianças em Santa Catarina.

Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde quer abrir 82 novos leitos para enfrentar a sobrecarga do sistema de saúde, resultado do aumento de 40% dos casos de síndromes respiratórias agudas em crianças e do aumento de bebês nascidos  de forma prematura, explicou o  superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário. De acordo com ele, a pandemia gerou mais dificuldades para a realização de exames pré-natais e para a identificação de gestantes de alto risco. Outro fator é a baixa adesão às campanhas de vacinação contra o vírus da gripe e da Covid-19.

Durante a audiência, o Dr. Vicente reconheceu o esforço da Secretaria de Saúde e o empenho do secretário da pasta, Aldo Baptista Neto, em dar uma resposta objetiva e transparente à sociedade . Ele cobrou urgência no processo de abertura de novos leitos de UTI e defendeu a sugestão apresentada pelo presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina, Simesc, Cyro Soncini, para que representantes de entidades médicas componham o Comitê de Crise instituído pelo governo estadual. Também apontou para necessidade urgente da contratação de médicos pediatras.

“Algumas ações feitas inicialmente pela Secretaria de Estado da Saúde já amenizam a situação, como a abertura imediata de 20 leitos nos últimos dias e o apoio financeiro para prefeituras contratarem pediatras. Mas a situação segue gravíssima, as UTIs estão praticamente lotadas em todo o estado. O governo do Estado apresentou seu plano de ação para atacar a questão e as entidades apresentaram várias contribuições importantíssimas. É preciso ações imediatas para aumentar o número de leitos de forma urgente,  mas também ações de médio e longo prazo para que esse tipo de situação não se repita no próximo inverno. Isso significa fortalecer o sistema primário de atendimento da saúde  nos municípios. ”, afirmou.

A meta da Secretaria de Estado da Saúde é manter os novos leitos que serão abertos em hospitais públicos, filantrópicos e municipais até o final do ano. A contratação de mais pediatras também será foco de ação, com repasse de recursos do Estado aos municípios para ajudar na contratação desses profissionais médicos para trabalharem nas Unidades Básicas de Saúde.

Nova referência para número de leitos de UTI pediátrica
Dr. Vicente também referendou a proposta defendida pelo presidente da Associação Catarinense de Medicina, Ademar José de Oliveira Paes Junior, para que o governo catarinense deixe de usar a referência do Ministério da Saúde de dois leitos de UTI neonatal para cada mil nascidos vivos e adote a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, que estabelece quatro leitos de UTI. “O Rio Grande do Sul e o Paraná, estados que também têm inverno rigoroso, já seguem esse parâmetro. Nosso estado deve ter isso como meta e garantir leitos em todas as regiões, algo que hoje não há."

 

Assessoria de Comunicação

Deputado Dr. Vicente Caropreso – PSDB

(48) 99127 8540

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar