Falta de medicamentos de alto custo é debatida na Assembleia Legislativa
A falta de medicamentos de alto custo no sistema de saúde estadual foi destaque na sessão ordinária da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (20). O deputado estadual Matheus Cadorin (Novo) propôs uma moção de apelo ao Governo do Estado e à Secretaria de Estado da Saúde com o objetivo de regularizar a entrega dos fármacos.
Situação grave
Além de possuírem um custo elevado, os medicamentos são utilizados de maneira contínua, o que agrava a situação de pacientes que dependem desses remédios para manter sua qualidade de vida. A lista de medicamentos em desabastecimento está disponível no site da Secretaria de Estado da Saúde desde o dia 11 de abril.
Cobrança
Durante a sessão, o deputado Matheus Cadorin relatou uma denúncia recebida de uma moradora de Biguaçu que aguarda há meses o seu medicamento e está acamada. "Diante disso, fizemos um levantamento da situação e confirmamos a falta de vários medicamentos de uso contínuo e de alto custo. Nesta manhã, cobrei uma resposta", disse o deputado.
Doenças crônicas
A situação tem gerado preocupação e angústia para os pacientes que dependem desses medicamentos. A falta deles pode comprometer o tratamento e agravar a saúde dos usuários, que muitas vezes são portadores de doenças graves e crônicas.
A moção de apelo do deputado estadual Matheus Cadorin busca uma resposta rápida e efetiva do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde para solucionar esse problema que afeta diretamente a vida dos pacientes.