Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2022 - 14h42min

Usinas de asfalto representam um grande marco e vão transformar SC

Imprimir Enviar
Deputado Fabiano da Luz
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O deputado Fabiano da Luz (PT) contou nesta terça-feira (26), no plenário da Alesc, que em 2010, quando era prefeito de Pinhalzinho, foi criado um modelo de consórcio com outros cinco municípios: Saudades, Nova Erechim, Serra Alta e Sul Brasil, para viabilizar uma usina de asfalto e começar a pavimentar as ruas da cidade e do interior das cidades.

“Entre 2010 a 2016 recebemos mais de 30 missões de prefeitos de várias regiões do país para conhecer a experiência. O que nos chamava a atenção era que os prefeitos saíam encantados com o projeto, mas não víamos nenhum consórcio sair do papel e se tornar realidade.”

Ele disse que no início do mandato como deputado estadual, no primeiro encontro da Bancada do PT com o governador Carlos Moisés e sua equipe, ele apresentou a iniciativa. “O governo do estado comprou a ideia e lançou o programa SC Mais Asfalto e os consórcios começaram a surgir em todo o Estado.”

No último final de semana, Fabiano participou do recebimento dos equipamentos em Ipuaçu, consórcio integrado também por Abelardo Luz, Bom Jesus, Entre Rios, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde e São Domingos. Segundo ele, o mesmo já aconteceu em São Miguel do Oeste, em Itá está em fase de licitação e no sul, em Forquilhinha, o programa também começa a sair do papel. “Municípios produzindo asfalto para pavimentar vias locais importantes para o escoamento da produção agrícola, transporte coletivo, população em geral.”

O deputado lembrou que, na época, o então governador Luiz Henrique da Silveira desafiou SC a ser o primeiro estado brasileiro a ter 100% dos acessos a municípios asfaltados, o que foi um grande marco.

“Acreditamos que os municípios organizados com equipamentos e infraestrutura que o governo está concedendo para viabilizarem as usinas e eles mesmos pavimentar as ruas do perímetro urbano, asfaltarem o interior e fazerem a interligação das rodovias municipais para ligar um município a outro, seja o segundo grande marco.”

Segundo ele, isto não é concorrer com o setor privado. “Muitas vezes, uma empresa precisa deslocar toda a sua estrutura de maquinário para asfaltar uma rua de 100 metros, elevando às alturas o custo de logística. Já os consórcios tendo os equipamentos, um ajudando o outro, reduzem custos e as prefeituras vão poder executar muito mais.”

O parlamentar acredita que a inovação vai transformar SC cada vez mais. “Não podemos só cumprir metas fiscais. Os prefeitos, vereadores e nós, deputados, precisamos buscar algo que melhore, que facilite, que aumente a qualidade, que crie uma desburocratização para as coisas acontecerem. Somos um dos melhores estados do Brasil, em economia, em produção, em estrutura e em modernização também e quem ganha são os mais de 7 milhões de catarinenses.”


 

Juliana Wilke
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824  bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento

Acompanhe Fabiano da Luz


Fabiano da Luz
Voltar