Fabiano da Luz recebe familiares de Cruz e Sousa
O deputado Fabiano da Luz (PT) se reuniu com familiares do poeta Cruz e Sousa e professores que possuem estudos sobre o poeta. Na tarde desta quarta-feira (20), o grupo visitou Fabiano em razão do deputado estar na vice-presidência da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa e também sobre o projeto de lei que reconhece Cruz e Sousa como promotor público. A proposta 379/2016 é de autoria do ex-deputado Dirceu Dresch.
"O objetivo foi reconhecer a injustiça cometida com o poeta em 1883, quando ele foi indicado para o cargo de promotor público em Laguna, mas não foi empossado no cargo por ser negro. Estamos corrigindo, de forma simbólica, um erro histórico", avalia Márcio de Souza, professor e um dos mais importantes líderes do movimento negro e cultural catarinense.
"Essa é também uma forma de reconhecer a luta de todos aqueles que atuam a favor da cultura, história e dos direitos humanos. Cruz e Sousa é uma lição social a todos nós", enfatiza Fabiano da Luz, que também é líder da Bancada do Partido dos Trabalhadores. O grupo mobiliza um evento para homenagear a obra de Cruz e Sousa, a ser realizado no segundo semestre.