Evento na Assembleia chama atenção para campanha de respeito à pessoa idosa
Canções de amor para celebrar o dia internacional de combate à violência contra a pessoa idosa, esta foi à maneira que o Coral da Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) e o Grupo de Seresta do Núcleo da Terceira Idade (Neti), da UFSC, encontraram para se manifestar durante evento realizado no Hall da Assembleia Legislativa, na tarde desta quinta-feira (13).
Sob o comando da maestro Najla Elisangela dos Santos, um grupo de 65 pessoas cantou músicas de Marisa Monte, Roberto Carlos, Tom Jobim, Zezé Di Camargo e Luciano, além de apresentar uma canção em espanhol do grupo Manah, encantando o público presente.
O evento foi organizado pelo Fórum Parlamentar em Defesa da Pessoa Idosa, com a finalidade de lembrar o dia 15 de junho, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.
Diante de grande público de pessoas da terceira idade, a coordenadora do fórum, deputada Dirce Heiderscheidt (PMDB), enfatizou a importância do encontro. “Vocês são nosso arquivo vivo, nossa biblioteca humana, que nos ensinam lições de vida e de amor. Não podemos aceitar de jeito nenhum que alguém possa desrespeitar ou agredir qualquer um de vocês”, disse emocionada a parlamentar.
Além de passar um vídeo abordando cenas de desrespeito aos idosos, o fórum distribuiu folder informativo divulgando endereços e telefones para denúncias de abusos, abandono ou qualquer tipo de agressão à pessoa idosa.
Houve, ainda, manifestações no encontro da reitora da Faculdade Municipal de Palhoça, Mariah Pereira do Nascimento, a coordenadora da Faculdade da Maturidade de Palhoça, Márcia Zanon Benetti, e a presidente do Conselho Estadual do Idoso, Rosângela Morais da Rosa.
Luiz Carlos Padilha