Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2023 - 14h03min

Evento na Alesc marca 71 anos sem Antonieta de Barros

Imprimir Enviar
Antonieta de Barros. FOTO: Acervo

Nesta terça-feira (28), completam-se 71 anos da morte da professora, jornalista e deputada Antonieta de Barros, primeira mulher negra brasileira a assumir um mandato de deputada estadual no Brasil. Para marcar a data, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) promove um evento no hall, às 18h, com o apoio do deputado Marquito (Psol) e da deputada Luciane Carminatti (PT).

A Alesc aprovou uma moção de aplauso, proposta pelo deputado Marquito, para esse marcante nome da história e da cultura catarinense e brasileira. A homenagem será entregue para a Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros e para a família da deputada, guardiãs de tão importante memória.

O evento contará com apresentação do Bloco Cores de Aidê, que nasceu com o intuito de abrir espaço para mulheres tocarem, dançarem e cantarem suas presenças no mundo. Uma potência que reside na coletividade das diversas mulheres, numa rede onde a colaboração e a cumplicidade dão a tônica.

Haverá também uma sessão de autógrafos com Jeruse Romão e Eliane Debus. Jeruse lança a 2ª edição do livro "Antonieta de Barros: Professora, escritora, jornalista, primeira deputada catarinense e negra do Brasil", uma publicação da Editora Cruz e Sousa, cuja missão é promover autores negros catarinenses e suas produções sobre a temática negra. Eliane é autora do livro “Antonieta”, obra ilustrada que apresenta os principais momentos da vida dessa importante figura.

Mais informações e imagens de Antonieta de Barros:
https://memoriapolitica.alesc.sc.gov.br/biografia/68-Antonieta_de_Barros

Anita Grando Martins
Assessora de imprensa e coordenadora de Comunicação do deputado estadual Marquito (PSOL/SC)
48 99901-3074
48 3221-2661
Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Acompanhe Marquito


Marquito
Voltar