Evento Conexão Jovem mostra as vantagens de permanecer na escola
Num ambiente descontraído, mais de 600 estudantes trocaram esticar o sono de sábado por acordar cedo e discutir educação. Participaram do Conexão Jovem 2017, evento simultâneo em 16 cidades catarinenses. Em Lages ocorreu no Centro Serra.
O deputado Gabriel Ribeiro (PSD) esteve lá. Disse que pelo menos dois vetores necessários para as mudanças no país estavam reunidos no Centro Serra: os jovens e a educação. Depois falou da boa política, aquela que deve ser praticada por todos no dia a dia em casa, na escola, no trabalho.
Os palestrantes abordaram temas como as vantagens de permanecer na escola, ter iniciativa, fazer bem feito e buscar um diferencial. No total, os 16 eventos promovidos pelo Movimento SC pela Educação, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), reuniram mais de 4 mil jovens.
No Estado, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD 2015) aponta que 64 mil crianças e adolescentes, com idades de 4 a 17 anos, estão fora da escola. O Censo Escolar indica que 32,3% dos catarinenses com 19 anos não concluíram o ensino médio.
Do evento sairá um documento com proposições dos jovens para que a educação em SC tenha um novo significado. Conforme o presidente da Fiesc, Glauco Corte, os pontos influenciarão iniciativas nas áreas pública e privada, além de discussões da nova Base Nacional Comum Curricular.
Tarcísio Poglia
(48) 99165.9742 e 3221.2695
Assessor de imprensa
Gabinete do deputado Gabriel Ribeiro