Estudantes de SC poderão ter carteirinha digital gratuita
Projeto de lei foi protocolado este ano e pretende beneficiar estudantes de todo o estado
Na sessão da Alesc desta terça-feira (2), a deputada estadual Ana Campagnolo (PSL) apresentou o projeto de lei 0026.0 de 2020 que pretende distribuir a Carteira de Identificação Estudantil de Santa Catarina em versão digital e gratuita.
Os benefícios previstos em lei se manterão, como ter o pagamento de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos, por exemplo. A responsabilidade de viabilizar a carteira digital ficará a cargo da Secretaria de Educação.
A importância do projeto, segundo Campagnolo, vai além da gratuidade para os estudantes. "Quem poderia ser contra a gratuidade da carteirinha? As organizações que dizem representar os estudantes, mas na verdade os usam a serviço de políticos e seus projetos de poder", declarou a deputada.
Durante pronuciamento, Campagnolo exibiu imagens com manchetes de atos de representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) envolvidos em vários atos politizados e recebeu apoio de parlamentares como o deputado estadual Sargento Lima (PSL). "A arrecadação das carteirinhas de estudante é um negócio milionário, uma questão financeira, não mais ideológica", afirmou Lima.
O deputado estadual Jessé Lopes (PSL) também se manifestou. "Não só a UNE, mas todos os movimentos de esquerda são mercenários", acrescentou Jessé.