Escola estadual em Florianópolis está em obras há cinco anos
Áreas isoladas com tapumes, entulhos e móveis que já poderiam ter sido retirados e espaços improvisados para pátio, cozinha e refeitório. Foi esse o cenário encontrado pelo deputado Marquito (Psol) em visita à Escola Estadual Básica (EEB) Dom Jaime Câmara, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, na última sexta-feira (16). O local segue em obras cinco anos após o início dos trabalhos.
Uma escola que já foi referência no Sul da Ilha de Santa Catarina. E que agora acumula prejuízos decorrentes dessa situação à comunidade, aos profissionais e, principalmente, às crianças, que merecem ter uma escola completa e de qualidade, para estudar e se desenvolver.
“Ao longo desses anos, enquanto estávamos na Câmara de Vereadores, visitamos a unidade escolar três vezes e fizemos uma audiência pública sobre as escolas estaduais Júlio da Costa Neves, Aderbal Ramos, Dom Jaime Câmara e Deise Werner Sales”, relata o deputado.
Desta vez, o deputado foi contatado depois de uma falta de energia na escola, que deixou pais preocupados com as condições das instalações elétricas. A questão pontual foi resolvida, mas uma visita foi marcada em função dessa obra que se arrasta.
Em dezembro de 2022, a estrutura nova onde a caixa d'água estava cedeu e caiu. “Isso aconteceu durante o final de semana, à noite, e ninguém ficou ferido”, relembra a assessora parlamentar Carla Santos Ribeiro, que há anos tem apoiado a escola.
Caminhando pelo espaço, vê-se que a manutenção geral também não está em dia. Uma mãe que acompanhou a visita relatou o impacto na motivação dos estudantes.
Enquanto isso, também há sonhos para a escola, alguns tão simples quanto desenvolver uma horta. O mandato do deputado Marquito vai protocolar um requerimento de Pedido de Informação à Secretaria de Estado da Educação sobre o calendário da obra, o contrato e a resposta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional sobre a liberação da obra.