Empresa de Pesquisa Energética (EPE) homologa inscrição do projeto Usitesc
A inscrição do maior empreendimento privado de Santa Catarina, avaliado em R$ 2 bilhões, foi oficialmente homologada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) nesta quarta-feira (10). O projeto da usina a carvão Usitesc, localizada no município de Treviso, Sul do Estado, foi habilitado pelo órgão e poderá participar do leilão de energia A-5, marcado para o dia 29 de agosto.
A informação foi transmitida pelo presidente da Associação Brasileira de Carvão Mineral, Fernando Luiz Zancan aos deputados Joares Ponticelli e Valmir Comin, que integram a Frente Parlamentar em defesa do carvão catarinense.
"Pela primeira vez um projeto de Santa Catarina consegue a inscrição em energia nova. Agora é necessário definir os incentivos que a Usitesc terá para dar viabilidade ao projeto", disse Zancan.
Os deputados já oficializaram junto ao governo do estado pedido para que o projeto catarinense receba os mesmos incentivos fiscais que o Rio Grande do Sul pretende oferecer. "Defendemos a igualdade nos incentivos", disse o presidente da Assembleia Legislativa. "Nossa expectativa é que o governo catarinense contribua com este novo momento de redenção da economia do sul catarinense", acrescentou Comin.
De acordo com o informe à imprensa distribuído nesta quarta-feira pela EPE, sobre o 1º Leilão de Energia A-5 / 2013, o primeiro leilão de energia do ano para suprimento em 2018 teve 7,5 mil MW inscritos. A fase cadastramento de projetos interessados em participar do primeiro Leilão de Energia A-5/2013, que será realizado no dia 29 de agosto para abastecer o mercado consumidor do país no ano de 2018, foi encerrada totalizando 68 empreendimentos inscritos.
Mais informações aqui.
Júlio Cancellier (48) 9901-0488
Assessor de Imprensa do deputado Joares Ponticelli