Emenda ao Fundam daria prioridade aos municípios em situação de emergência
Durante a votação do Projeto de Lei (PL) 148/2017, de autoria do Poder Executivo, que autoriza o governo estadual a emprestar até R$ 1,5 bilhão para a segunda etapa do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (Fundam) e outras ações pelo estado, o deputado João Amin (PP) pediu destaque para a subemenda - de sua autoria - que determinava que os municípios que decretaram calamidade pública ou situação de emergência nos últimos três anos, em decorrência de catástrofes naturais, tivessem prioridade no acesso aos recursos.
A proposta havia sido aprovada na reunião extraordinária da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano e, mais tarde, retirada durante encontro da Comissão de Constituição e Justiça. Para o parlamentar, "teria sido muito importante para os municípios vitimados por desastres naturais que essa emenda tivesse sido aprovado, o que não aconteceu por apenas um voto".
A iniciativa do deputado João Amin partiu de Moção de Apoio enviada pela Câmara Municipal de Saudades, que solicitou repasse maior aos municípios que enfrentam calamidade pública ou situação de emergência. O documento assinado pelos vereadores justifica que "as marcas deixadas por uma catástrofe ambiental são de proporções elevadas tanto psicológicas quanto estruturais, devido às inúmeras dificuldades na reconstrução e as dificuldades para captação de recursos para este fim".
Gabinete Deputado Estadual João Amin
Assessoria de Comunicação - 9973 1314
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Palácio Barriga Verde (109) - Rua Doutor Jorge Luz Fontes, 310
CEP: 88020-900 - Florianópolis - Santa Catarina
Fone: (48) 3221 2745