Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
30/01/2020 - 18h10min

Em Nova Trento e S.J.Batista, Ana fomenta Redes de Combate ao Câncer

Imprimir Enviar
A deputada Ana Campagnolo, a vereadora Maria Cristina e a enfermeira Indianara. FOTO: Divulgação

Em viagem a Nova Trento e São João Batista, no último dia 28, a deputada estadual Ana Campagnolo (PSL) entregou simbolicamente a emenda de R$ 100 mil reais à infraestrutura do município para a vereadora Maria Cristina Adami, acompanhada pela enfermeira Indianara, que atendeu e guiou a deputada e sua equipe em visita dentro da rede. Vale lembrar que, no ano passado, em Itajaí, cidade natal da deputada, uma sede da mesma rede recebeu repasse de R$ 69 mil.

Dando continuidade à agenda, Ana aproveitou para apoiar a Rede Masculina de Combate ao Câncer, louvável iniciativa fundada em meados do ano passado no município de São João Batista, uma das cidades que estava na agenda de visitas. A rede feminina é madrinha dessa nova rede, presidida pelo empresário Juvenal Martini. A rede masculina visa atender e assistir homens por meio de ações de promoção de saúde ou que venham a diagnosticar o tipo de câncer especificamente masculino. Ana escreveu sobre a saúde masculina e o descaso em seu livro e, agora, felizmente, pôde ver na prática uma abordagem desse tema.

Em muitos aspectos culturais e sociais, os homens deixam de receber atenção do Estado - o livro traz dados sobre isso no capítulo 5 e nos subcapítulos que falam sobre a guerra contra os meninos/masculinidade. Muitos países investem 200, 300 e até 700% a mais na prevenção de cânceres femininos do que de cânceres especificamente masculinos. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

Em valores absolutos e considerando ambos os sexos, também é o segundo tipo mais comum. Entre os homens, os tipos de câncer mais comuns são próstata (31,7%), traquéia, brônquio e pulmão (8,7%) e colorretal (8,1%). Nas mulheres os tumores mais comuns são de mama (29,5%), colorretal (9,4%) e colo do útero (8,1%). Daí a importância do estreitamento de relações em São João Batista e Nova Trento, visando apoiar iniciativas como essa e destinar mais recursos na próxima indicação de emendas.

Voltar