Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/03/2023 - 13h51min

Napoleão defende bombeiros voluntários e critica PL em discussão no Congresso

Imprimir Enviar
Deputado Napoleão Bernardes em conversa com bombeiros voluntários

“Os bombeiros voluntários pedem socorro”! Com indignação, o deputado Napoleão Bernardes (PSD) reagiu ao projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que pode inviabilizar a atuação dos Bombeiros Voluntários em todo o país. Ele é um dos membros da Frente Parlamentar em Apoio aos Bombeiros Voluntários, instalada nesta terça-feira (14) na Assembleia Legislativa, com a presença de bombeiros civis de todas as regiões do Estado.

O grupo foi criado com o objetivo de lutar pela rejeição do PL já aprovado na Câmara dos Deputados e em análise no Senado Federal. Entre os dispositivos que vêm gerando polêmica estão a submissão das unidades voluntárias ao controle direto dos Corpos de Bombeiros Militares, e a proibição de que as corporações mantidas pelas comunidades sejam denominadas “bombeiros” e utilizem o termo em equipamentos, veículos e uniformes.

“Não podemos permitir que uma proposta esdrúxula decrete a morte dessas corporações tão valorosas compostas por profissionais abnegados, que prestam serviços essenciais não apenas para os catarinenses, mas para toda a população brasileira. As leis precisam vir para somar, e não para criar mais impedimentos, burocracia e barreiras para aquilo que está consolidado e funciona tão bem”, afirmou Napoleão.

Atualmente, Santa Catarina conta com 31 corporações voluntárias e cerca de 5 mil integrantes, que atuam em 50 municípios e prestam socorro a 1,6 milhão de pessoas. “Em time que está ganhando, não se mexe. Nós, deputados, faremos uma forte defesa para garantir que esses voluntários continuem salvaguardando e protegendo a vida dos cidadãos”.

Segundo Bernardes, a Frente Parlamentar trabalhará também para fortalecer a atuação dos Bombeiros Voluntários. Um pleito que será tratado com o governo do Estado é a criação de dotação orçamentária própria para custeio e manutenção das corporações. “Isso trará retaguarda e mais segurança jurídica para o exercício das atividades”, ressaltou.

Acompanhe Napoleão Bernardes


Napoleão Bernardes
Voltar