Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
22/10/2015 - 15h07min

Educação: Valduga critica anúncio de fechamento de escolas em SC

Imprimir Enviar
Deputado Cesar Valduga

Em seu pronunciamento, nesta semana, o deputado Valduga questionou a postura do governo do Estado em fechar escolas do Ensino Médio noturno. O parlamentar se reúne nesta sexta-feira (22) com professores e alunos, para na próxima semana apresentar ao secretário Deschamps um relatório dos impactos da medida anunciada
Depois de receber informação de que o governo do Estado havia anunciado o fechamento de escolas, principalmente as do Ensino Médio noturno, o deputado Cesar Valduga (PCdoB) criticou a postura do Estado, em plenário, nesta semana na Assembleia Legislativa.
Recentemente, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó anunciou o fechamento das turmas noturnas dos colégios Luiza Santin, Pedro Maciel e Marechal Bormann. “Ficamos preocupados quando um Estado pleiteia a abertura de novos presídios e, concomitantemente, anuncia a possibilidade de fechar escolas”, criticou o deputado. Além de Chapecó, o deputado expôs ainda que os municípios de Criciúma, Nova Veneza, São José e Jacinto Machado devem sofrer com os cortes do governo.
Para o deputado, a postura do Estado deveria ser outra: a de investir na qualidade da educação, na valorização dos professores, almejando a prevenção da cooptação dos jovens e adolescentes pelo mundo do crime. “A lógica precisa ser outra. Estamos lutando para implantar mais uma escola de Ensino Médio no bairro São Pedro, em Chapecó, e na contramão de todo o nosso esforço, o governo anuncia o fechamento de instituições de ensino”.
Reunião pautará impactos
O parlamentar usou a tribuna para pedir a Secretaria de Estado de Educação e ao governo do Estado para que revejam as medidas anunciadas. “Precisamos pensar no problema que isso pode causar, como por exemplo, o aumento de número de alunos em salas de aula, que acolherão estudantes de outras turmas e conseguintemente a queda na qualidade de ensino. É uma medida séria, estamos falando de educação, estamos tratando de qualidade de ensino”, assinalou.
Para contribuir na reversão desta ação, o deputado propôs reunir-se na próxima semana com o secretário de Estado de Educação, Eduardo Deschamps, para apresentar os impactos que medidas como esta trariam não somente aos alunos, mas também a professores e pais. “Vamos nos reunir com professores e alunos nesta sexta-feira (22), e em conjunto vamos elaborar uma moção de apelo ao governo, e registrar os impactos desta medida. Não podemos tomar decisões arbitrárias quando falamos de educação”, pontuou.

Mirian Cruz
Assessoria de Imprensa Deputado Valduga
(48) 9918-0255
(48) 3221-2849 (Gabinete)

Voltar