Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/04/2025 - 10h55min

Educação Inclusiva: Garuva recebe seminário sobre autismo e inclusão escolar nesta quinta-feira (10)

Imprimir Enviar

Cerca de 400 pessoas se inscreveram para participar do seminário Autismo: A Importância da Intervenção Familiar e Educacional Para a Inclusão, que será realizado nesta quinta-feira (10), em Garuva.

O evento é promovido pela Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

O seminário tem como objetivo discutir a legislação vigente e promover a capacitação de educadores e familiares, dentro das estratégias educacionais voltadas à inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação começa às 8h30 e se estende até às 17h, na Morada Comunidade Cristã, no centro do município.

“Nosso objetivo é fomentar o conhecimento sobre o autismo para garantir a inclusão escolar, para que o estudante com autismo, ou outra deficiência, possa exercer plenamente o direito de aprender. Para isso, estamos levando informação de alta qualidade a pais, professores e demais profissionais que atuam em sala de aula, na orientação das famílias e no atendimento à pessoa com autismo”, afirma o deputado estadual e neurologista Dr. Vicente Caropreso (PSDB), idealizador do evento e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Alesc.

Ao todo, serão ministradas cinco palestras com especialistas que compartilharão conhecimentos e estratégias pedagógicas aplicáveis no contexto escolar.

Na abertura do evento, o deputado Dr. Vicente apresentará legislações de sua autoria aprovadas na Alesc. Entre elas, a lei que garante pensão especial no valor de um salário mínimo estadual a pessoas com autismo nível 3, a que criou o selo “Autista a Bordo. Não Buzine”, a que assegura o acesso ao diagnóstico tardio de TEA para adultos e idosos, além de normas que garantem validade permanente para laudos médicos e o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol pelo SUS em Santa Catarina.

Em seguida, a doutoranda e mestra em Distúrbios do Desenvolvimento Luciana Motas Dias Brites, especialista em Educação Especial e CEO do Instituto NeuroSaber, ministrará a palestra "TEA: Estratégias Para a Sala de Aula".

Ainda pela manhã, a doutora em Psicologia Ana Carolina Wolff Motta apresentará o tema "Intervenção: Modelo Centrado na Família". Ela também será a responsável por abrir a programação da tarde, com uma exposição sobre o diagnóstico tardio do autismo.

O encerramento do seminário contará com a palestra da ativista autista, pesquisadora e mestranda Cindy Dalfovo, que abordará o tema "A Visão do Autismo na Educação Especial".

O evento conta com o apoio da Escola do Legislativo de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Garuva.

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar