Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2023 - 07h06min

Economista e empresário Pedro Cascaes Filho recebe Comenda do Legislativo Catarinense

Imprimir Enviar
Deputado Rodrigo Minotto , representou deputado Ivan Naatz (em viagem) na entrega da Comenda do Legislativo ao empresário Pedro Cascaes Filho.
FOTO: Agência AL

O economista e empresário blumenauense, Pedro Cascaes Filho foi  homenageado com a Comenda do Legislativo Catarinense durante a sessão solene na Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira , 20, por proposição do deputado Ivan Naatz (PL). A comenda é a mais alta distinção do Parlamento catarinense, concedida a personalidades e instituições que se destacaram por seu compromisso social e empreendedorismo em prol do estado.

Naatz justificou a homenagem pelas iniciativas pioneiras e a trajetória do empresário, que também tem livros publicados , em prol do fortalecimento das micro e pequenas empresas, tanto no município, no Estado , como em todo país com um movimento nacional que garantiu legislação federal e valorização adequada do segmento. 

TRAJETÓRIA
Pedro Cascaes Filho, nascido em 27/01/1957 em Blumenau, é economista e empresário. Na década de 1980 fundou o movimento nacional das micro e pequenas empresas, a partir da ACIMPEVI, hoje AMPE BLUMENAU, sendo seu primeiro presidente. Assim como fundador da primeira federação estadual, FAMPESC, e da primeira confederação nacional, CONAMPE. Este movimento garantiu a inserção na Constituição Federal, do tratamento favorecido e diferenciado as MPE's.


Iniciou sua trajetória aos 17 anos assumindo a administração da Instaladora de Blumenau, empresa de comércio operante na Rua XV de Novembro. Em 1983 , após a ocorrência da devastadora enchente que atingiu o município e região afetando empresas de pequeno porte, iniciou junto com a classe empresarial o Movimento da Solidariedade, unindo milhares de cidadãos em praça pública, recebendo apoio do governo estadual e dando voz às dificuldades enfrentadas.

A partir dessa base, o movimento liderado por  Cascaes Filho, criou  o 1º Festival de Verão com participação de mais de 200 pequenas empresas. Com resultado desse esforço, em 29 de março de 1984, nasceu em Blumenau a ACIMPEVI (Associação da Micro e Pequena Empresa do Vale do Itajaí), atualmente conhecida como AMPE- Blumenau, tendo Pedro Cascaes Filho como primeiro presidente, e sendo também a primeira associação voltada para micros e pequenas empresas; Foi presidente ainda da FAMPESC (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina) e CONAMPE (Confederação Nacional da Micro e Pequena Empresa). Desta forma, graças à atuação incansável do movimento, a Constituição Federal assegurou o tratamento favorecido e diferenciado existente hoje para as empresas de micro e pequeno porte.

* Comunicação Gabinete- Em  20 - 11- 23

 

Acompanhe Ivan Naatz


Ivan Naatz
Voltar