Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/02/2025 - 16h24min

Dr. Vicente cobra valorização de hospitais “porta aberta” e ampliação de leitos psiquiátricos

Imprimir Enviar

FOTO: Solon Soares/Agência AL

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) fez um apelo ao secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, para que os grandes hospitais filantrópicos que atendem média e alta complexidade e funcionam como “porta aberta” pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tenham uma valorização diferenciada dentro do Programa Estadual de Valorização dos Hospitais. A manifestação ocorreu durante a audiência pública de prestação de contas da Saúde, referente aos últimos quatro meses de 2024, realizada nesta terça-feira (25), na Alesc. Em resposta, Demarchi afirmou que a situação será vista pela pasta. “Vamos avançar, sim”, garantiu o secretário.

Dr. Vicente argumentou que esses hospitais, com características regionais, acabam recebendo um grande número de pacientes em situações de risco de morte ou com lesões graves que exigem atendimento imediato. No entanto, enfrentam dificuldades para realizar cirurgias eletivas, que são remuneradas pela Secretaria da Saúde dentro do programa estadual.

O parlamentar citou o exemplo do Hospital São José, de Jaraguá do Sul, que em 2024 realizou 5.872 cirurgias de emergência e apenas 1.971 cirurgias eletivas. “Há um grande desequilíbrio. Esses hospitais recebem apenas pela tabela do SUS, que está defasada há décadas. Eles deixam de receber por cirurgias eletivas, que o governo remunera, por exemplo, cinco vezes mais. Essa situação está inviabilizando financeiramente essas instituições.”

O secretário da Saúde reconheceu o problema e afirmou que 11 hospitais classificados como Porte 5 e 6 dentro do programa estadual enfrentam essa realidade. Demarchi afirmou que a atualização do programa está em andamento e que a pasta discutirá individualmente com cada hospital uma forma de equilibrar o atendimento de urgência e os procedimentos eletivos.

Defesa da ampliação de leitos psiquiátricos
Outro tema levantado pelo deputado Dr. Vicente  foi a necessidade de ampliar o número de leitos psiquiátricos no estado. Ele relatou casos de pacientes em surto sendo amarrados a macas enquanto aguardam vagas em unidades especializadas.

“Faltam vagas. Um problema muito comum na sociedade é a dependência química, e a abstinência pode levar a surtos psicóticos que requerem a internação desses pessoas. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ajudam muito, mas não são suficientes”, destacou Dr. Vicente. Ele também mencionou o crescimento da população em situação de rua, que em grande parte enfrenta transtornos mentais e dependência de álcool e drogas.

O secretário da Saúde afirmou que, em alguns momentos, há mais de 200 pacientes aguardando por leitos psiquiátricos no estado. Ele garantiu que o governo pretende ampliar essas vagas, mesmo que isso vá além do que está previsto na regulamentação atual.

“Há instituições e hospitais interessados em ampliar o atendimento. Eu vou abrir mais leitos de saúde mental, mesmo acima do parâmetro definido em portaria da Saúde. Prefiro ser questionado ou até responder judicialmente por isso do que ser cobrado pelo Ministério Público por ter pacientes na fila”, afirmou Demarchi.

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar