Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/04/2025 - 16h46min

Dr. Vicente cobra ação urgente do governo federal após tragédia no Morro dos Cavalos

Imprimir Enviar
Deputado Dr. Vicente
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (8), o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) fez duras críticas à falta de investimentos do governo federal para resolver os gargalos logísticos em Santa Catarina. O alerta veio após um grave acidente no trecho da BR-101 no Morro dos Cavalos, em Palhoça, que deixou cinco pessoas feridas e destruiu 27 veículos após a explosão de um caminhão-tanque no último fim de semana.

“O Morro dos Cavalos se transformou no novo símbolo do descaso do governo federal com Santa Catarina”, afirmou. “Não é de hoje que esse trecho é conhecido por sua periculosidade. Não é de hoje que ele paralisa o Estado, causa prejuízos econômicos e põe vidas em risco.”

Túneis engavetados há 10 anos
Dr. Vicente classificou como “inadmissível” o fato de as obras prometidas para o local — incluindo dois túneis previstos no projeto original da duplicação da BR-101 — permanecerem engavetadas, mesmo após a emissão da licença ambiental em 2014. Segundo o parlamentar, o projeto está orçado em R$ 1,2 bilhão e já conta com aprovação da comunidade indígena local e da Funai.

“O que falta? Vontade política”, disparou o deputado.

Repactuação do contrato da Arteris
O parlamentar também cobrou agilidade nas discussões sobre a repactuação do contrato da Arteris, concessionária que administra o trecho Norte da BR-101. A proposta de prorrogação está condicionada à execução de uma série de obras emergenciais, incluindo os túneis no Morro dos Cavalos. No entanto, o processo está travado há mais de um ano no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Ministério dos Transportes.

“Se não querem incluir a obra dos túneis em um novo contrato com a Arteris, que o governo federal discuta a alternativa com a concessionária CCR, que administra o trecho Sul da BR-101, diluindo o custo no contrato vigente”, sugeriu.

Corte de recursos agrava situação
A fala do deputado ocorreu na mesma semana em que foi anunciado um corte de R$ 400 milhões no orçamento federal de infraestrutura para Santa Catarina em 2025. Para Dr. Vicente, a redução dos investimentos agrava ainda mais a precariedade das rodovias federais e confirma o desrespeito do governo federal com o Estado.

Além da BR-101, o parlamentar também destacou a lentidão nas obras de duplicação das BRs 470 e 280, e o abandono de projetos ferroviários considerados estratégicos, como a ferrovia litorânea catarinense, que ligaria os portos de São Francisco do Sul e Imbituba.

“Essa ferrovia está em 39º lugar num ranking de prioridades do Ministério dos Transportes. Se continuar nesse ritmo, nem os nossos netos verão essa obra sair do papel. E ela é fundamental para reduzir o tráfego de veículos pesados nas rodovias.”

Dr. Vicente finalizou seu discurso com um apelo por responsabilidade e compromisso com Santa Catarina:

“É revoltante a falta de iniciativa. Enquanto o governo federal empurra com a barriga, Santa Catarina enfrenta congestionamentos gigantescos, desvalorização do turismo e, o mais grave, o risco constante de novas tragédias. Estamos sendo deixados de lado. Não por falta de contribuição, mas por falta de retorno. Nosso estado é um dos motores econômicos do Brasil e é tratado como coadjuvante no debate nacional sobre infraestrutura."

Acompanhe Dr. Vicente Caropreso


Dr. Vicente Caropreso
Voltar