22/03/2012 - 15h32min
Dos Gabinetes - Sopelsa se solidariza à manifestação de cooperativistas
O deputado Moacir Sopelsa (PMDB) respondeu a manifesto que lhe foi enviado pelos presidentes da Copérdia, Valdemar Bordignon, e da Coperio, Decio Sonaglio, em nome dos mais de 10 mil associados das duas cooperativas, protestando contra o texto do Código Florestal que o governo federal pretende aprovar no Congresso. O parlamentar preside a Frente Cooperativista em Santa Catarina (Frencoop/SC) e deixou claro que também é contrário ao projeto que coloca em risco a atividade produtiva agrícola em grande parte das pequenas propriedades do Estado.
O manifesto dos cooperativistas questiona a proposta em análise na Câmara dos Deputados, em Brasília, que cria limitações ambientais a utilização das propriedades rurais e se opõe ao Código Ambiental aprovado em Santa Catarina depois de amplo debate com os segmentos produtivos, especialmente no que diz respeito às áreas consolidadas, matas ciliares, áreas de preservação permanentes e reserva legal. O documento aponta para um processo de involução na produção agrícola que, na visão dos líderes cooperativistas, poderá resultar numa ampla favelização das cidades, por falta de possibilidade das famílias rurais se manterem no campo.
Sopelsa concordou com a possibilidade de Santa Catarina, de acordo com o projeto do Código Florestal, transformar-se num “Estado de Preservação”, enquanto outras unidades da federação estariam por se consolidar como estados produtivos. O presidente da Frencoop disse que tem certeza de que os líderes cooperativistas sabem “quem são os deputados estaduais e federais que estão ao lado do setor produtivo, lutando para que Santa Catarina não se torne uma fábrica de taperas”.
Assessoria da Bancada do PMDB
Evory Pedro Schmitt – JP 00269 / SC
(48) 3221.2883 / 9922.0359