19/04/2012 - 16h48min
Dos Gabinetes - Sargento Soares comenta greve do magistério e CPI da segurança pública
A deflagração da greve do magistério catarinense foi tema de pronunciamento do deputado Sargento Amauri Soares (PDT) durante a manhã de quinta-feira, 19 de abril. Segundo ele, a greve na Educação é “absolutamente legítima. Os professores estão com a razão, a greve deles é legítima e legal, e quem diz o contrário está desvirtuando a verdade e tergiversando sobre fatos incontestáveis”, afirmou.
O parlamentar criticou a falta de empenho do governo em cumprir a lei nacional do piso e pagar o reajuste que deve ao magistério. Como o aumento foi aprovado em janeiro desse ano, o governo já está agindo de forma ilegal ao postergar o pagamento e dissolver em parcelas para os próximos anos. “Em 2013 e 2014, espera-se que o governo federal e o Congresso Nacional definam outro índice, e governo vai pagar até quando, até 2020?”, questionou.
A argumentação da falta de dinheiro para pagar o piso dos professores foi rebatida pelo deputado. “É preciso dizer que a arrecadação é cada vez maior no Brasil. Todos falam no respeito à educação, mas na hora da prática tem outras contingências”. Para ele, os governos estão empenhados em deixar os banqueiros e empreiteiros cada vez mais ricos e fazer todas as políticas de isenção fiscais para os monopólios.
Segurança pública
O deputado Sargento Soares também afirmou que já assinou requerimento para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a crise na segurança pública. “Assino e assinarei, nesse e em qualquer governo, todas as CPIs para esclarecer situações nebulosas, como está que se está debatendo nesse Parlamento”, disse na tribuna. Para ele, as denúncias divulgadas desprestigiam e enfraquecem a segurança pública. “Daqui a pouco a sociedade começa a desconfiar que todos estão com a razão, ou seja, todos estão errados”, criticou.
O deputado disse ainda que está preocupado com o clima criado no Estado, de setores do serviço público, para derrubar o secretário da Segurança Pública e emplacar outro. “É contra esse tipo de postura que estou requerendo para que o governador tome as providências. Não pode dentro da própria Secretaria criar todo dia uma conspiração ou uma acusação para que autoridades que estão exercendo cargo de confiança se expliquem”, afirmou. “Não estou no time daqueles que defendem a troca do secretário, principalmente se houver uma motivação que não está muito esclarecida”, esclareceu o parlamentar, se dirigindo ao presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merisio (PSD).
Alexandre Silva Brandão
Assessoria de imprensa gabinete deputado Sargento Amauri Soares
Tel: (48) 3221-2640 e 9911-0272
www.sargentosoares.com.br
contato@sargentosoares.com.br