09/05/2012 - 12h07min
Dos Gabinetes-Presidente da Fecate desabafa:‘A atual gestão de Rio do Sul prometeu em 2005 e não cum
A meta de Sieverdt é a implantação de um sistema municipal de cultura, nos moldes do sistema nacional, mas a Prefeitura de Rio do Sul não colabora com a cultura no município.
Na manhã desta terça-feira (8) o deputado Jailson Lima (PT) recebeu o presidente da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Willian Sieverdt, no gabinete da Assembleia Legislativa. Além de visitar o parlamentar, Willian desabafou a respeito da falta de empenho e apoio da prefeitura de Rio do Sul na área da cultura. ''Vi estas autoridades participarem somente em dois eventos, curiosamente, sempre antes da campanha. Mas uma das promessas do atual prefeito era dar mais atenção à cultura na cidade de Rio do Sul. Nem sequer temos um teatro numa cidade que hoje tem mais de 60 mil habitantes’’, conta.
Willian Sieverdt, além de ser presidente da Federação Catarinense de Teatro, faz parte da companhia Trip Teatro (www.tripteatro.com.br) e, após fazer um grande sucesso na Europa, resolveu focar na própria região: o Alto Vale do Itajaí. ''Senti culpa pela falta de investimento em Rio do Sul e resolvi, por conta própria, colocar a mão na massa’’, revela.
Com uma premiação no valor de R$ 100 mil do Ministério da Cultura, única no Estado, a companhia Trip Teatro segue a região do Alto Vale divulgando o espetáculo Der Raffeänger: O Flautista de Hamelin Circulando pelo Sul do Brasil.
No entanto, a falta de interesse com a cultura ainda é grande e para motivar os empresários e administradores públicos a apostarem na cultura, Willian Sieverdt estará na próxima segunda-feira (14), na Câmara de Vereadores da cidade de Rio do Sul, explicando aos legisladores do município as dificuldades e a falta de apoio em desenvolver um projeto cultural. O manifesto faz jus ao momento. Willian apresentará na oportunidade o projeto Trip Teatro no Alto Vale do Itajaí: Teatro com Responsabilidade Regional, que visa o desenvolvimento das atividades artísticas na região.
O deputado Jailson Lima se comprometeu em participar do evento no próximo dia 14 e marcará uma reunião com empresários da região para discutir o tema e ampliar o acesso à cultura no Alto Vale do Itajaí. ''Temos no Alto Vale mentes brilhantes e nós devemos colaborar com nossos artistas. Com certeza tem o meu apoio e desta forma vamos conseguir não só trazer espetáculos nacionais para a região, mas também incentivar a nossa produção cultural'', disse o parlamentar.
Veja como apoiar:
“Trip Teatro no Alto Vale do Itajaí – Teatro com Responsabilidade Regional” é um projeto aprovado pelo Ministério da Cultura (Pronac: 10-10945) através da Lei Rouanet (8.313/91) e publicado no Diário Oficial da União. Esta lei federal de incentivo à cultura permite que uma pessoa física ou jurídica patrocine um projeto cultural e deduza 100% do valor investido do seu Imposto de Renda (IR), desde que:
Pessoa jurídica - IR com base no Lucro Real, no limite de 4% do IR devido,
Pessoa Física - Declaração Completa do IR, no limite de 6% do IR devido.
Teremos prazer em prestar maiores informações sobre estratégias de ação, comunicação, contrapartidas aos apoiadores, orçamento, mensuração dos resultados, bem como sobre os espetáculos que serão apresentados, conteúdo das oficinas e demais atividades. Crédito fotográfico: Luiz Hames
Luiz Hames
Assessor de Imprensa / Jornalista
Deputado 1º Secretário Dr. Jailson Lima da Silva (PT)
DRT JP3724/SC
(48) 3221-2638
(48) 9922-9248