19/05/2009 - 18h38min
Dos Gabinetes - Padre Pedro destaca mobilização de agricultores no Estado
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) destacou, na tribuna da Assembleia Legislativa, a mobilização de agricultores familiares, camponeses e assentados da reforma agrária em três locais do estado, na terça e quarta-feira (19 e 20). Até amanhã, eles apresentam uma pauta básica ao governo do Estado e ao governo federal, que inclui ações emergenciais, em razão da estiagem, e medidas estruturais, cujo efeito esperado é garantir renda e a continuidade nas atividades das pequenas propriedades.
Integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) reuniram mais de 8 mil pessoas em atos realizados na divisa com o RS, em Palmitos, em Lages e em Chapecó.
O parlamentar lembrou que quase metade dos municípios catarinenses está em situação de emergência (128) em razão da seca, o que obriga o governo do Estado e o governo federal a adotarem medidas urgentes. “Nós já dissemos aqui que precisamos de dois focos de ação por parte dos poderes públicos, uma emergencial, relacionada às dívidas, e outra de longo prazo, que representa políticas públicas para que a situação não se repita todos os anos”, afirmou Padre Pedro.
Com base na pauta dos movimentos do campo, Padre Pedro defendeu que a prorrogação das dívidas, medida anunciada pelo Governo Federal, não resolve o problema dos agricultores. Além disso, o parlamentar lembrou a necessidade de ampliação dos investimentos em infra-estrutura nas estradas do interior, por parte do Governo do Estado, e a ampliação dos recursos repassados à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pelo governo fFederal, para compra da produção da agricultura.
“O trabalho da Conab é fundamental, contudo, é preciso garantir preço justo no pagamento aos agricultores. É um recurso que volta para a sociedade, já que garante qualidade de vida no campo e a produção de alimentos em quantidade e qualidade”, disse Padre Pedro, ressaltando que não basta conceder crédito, mas é preciso garantir políticas públicas consistentes do plantio até a venda, com a estruturação de cooperativas e agroindústrias familiares. Outro ponto enfatizado pelo parlamentar é a urgência na implementação da reforma agrária no país.
Cássio Turra
Assessor de Imprensa do deputado Padre Pedro Baldissera
(48) 3221-2726 ou 9947-2049
www.padrepedro.com.br