17/04/2012 - 16h30min
Dos Gabinetes - Padre Pedro defende reforma agrária na 3ª Marcha dos Catarinenses
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) destacou, no plenário da Assembleia Legislativa, a luta pela reforma agrária, uma das pautas da 3º Marcha dos Catarinenses, que reúne nesta semana trabalhadores de todo o Estado, em Florianópolis. O parlamentar também participou do ato de protesto contra a impunidade pelas mortes de 19 trabalhadores sem terra, em Eldorado dos Carajás, no Sul do Pará, em 1996.
A marcha tem uma extensa pauta, que inclui a contrariedade ao processo de privatizações e terceirizações, atenção aos trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais, com condições adequadas, melhorias nos sistemas de saúde, educação e segurança, além da reforma agrária – com fortalecimento da agricultura familiar.
“É importante recordar o dia 17 de abril como de luta em defesa da vida. Esta data marca um massacre que segue impune, como outros, que nos últimos 10 anos vitimaram mais de 1,5 mil trabalhadores no país”, disse o deputado.
O parlamentar defende que o massacre desencadeou um movimento ainda mais forte, de luta em defesa da distribuição da terra e da qualidade de vida das populações rurais e urbanas. “Por isso o dia de hoje é histórico. O Movimento Sem Terra, juntamente com outros sindicatos e a Via Campesina, somam forças para ampliar políticas e ações em defesa destas categorias”, afirmou.
Padre Pedro ainda lembrou que a reforma agrária ultrapassa as fronteiras rurais, e ganha uma dimensão de justiça social, num país como o Brasil. “Num país capitalista, conservador, excludente, é preciso ter a compreensão de que a reforma agrária vai muito além do que somente desconcentrar a terra. A luta ultrapassa e se estende a vários espaços do nosso trabalhador da roça ou da cidade”, disse.
Ele afirmou que reforma agrária é também qualidade da saúde, da educação, é política agrícola, de subsídio, de incentivo aos trabalhadores e trabalhadoras. “Portanto, queremos nos juntar a todos estes movimentos sem esquecer dos nossos educadores, que reivindicam a aplicação do Piso Nacional na tabela salarial”, finalizou.
Assessoria da Bancada do PT/SC
Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br