03/04/2012 - 17h36min
Dos Gabinetes - Nova tecnologia pode levar internet para a zona rural, informa De Nadal
Chegar ao vilarejo de Kheri, na zona rural do estado indiano de Ragesthan, é um desafio. As ruas estreitas dificultam tanto o acesso que nem a energia elétrica chegou à localidade. A vila tem cerca de 2.200 pessoas que vivem sem luz, água encanada e rede coletora de esgoto. O isolamento total só ficou para traz quando a comunidade passou a ter acesso à internet banda larga.
O sinal de internet que chega à região é resultado da tecnologia desenvolvida pela empresa VNL, visitada pelo deputado Mauro De Nadal (PMDB) e demais membros da comitiva catarinense que cumpre agendas na Índia. Foi a chance de conferir de perto o funcionamento do processo que tem como base a captação da energia solar através de painéis fotovoltaicos.
A energia convertida por essas placas carrega as baterias. Conectadas às torres, elas alimentam o receptor que capta o sinal wi-fi e o distribui para as antenas espalhadas pela região. Uma delas fica no topo da Escola Primária de Kheri que atende 150 crianças da comunidade. O espaço sequer tem carteiras, mas está conectado à internet.
O modelo adotado em Kheri foi adaptado para centenas de comunidades da Índia, além de países como Nepal, Uganda, Butão e Bolívia. A intenção agora é trazê-lo para o Brasil. “Se essa tecnologia for aplicada nas escolas do país, as pessoas podem se comunicar através de vídeo conferências, interagir através da rede”, diz o Chefe Executivo da VNL, Ravi Ailawadhi. “Essa é a razão pela qual o sistema pode beneficiar escolas brasileiras de todos os cantos”, projetou ele.
O deputado Mauro aponta que levar internet para a zona rural, principalmente no Oeste catarinense, pode ser uma importante ferramenta para reduzir os índices do êxodo rural. “Se os jovens e famílias das pequenas comunidades do interior tiverem acesso a internet, surgirão inúmeras possibilidades que podem contribuir com sua permanência no campo”, conclui De Nadal.
Com informações de Jucinei Cardoso
Site: maurodenadal.com.br
Twitter @maurodenadal
Facebook: /maurodenadal
Fone: 48 3221 2702