14/05/2009 - 16h21min
Dos Gabinetes - LHS promete receber lideranças da agricultura familiar no dia 21 para tratar das rei
Após intensa negociação foi marcada para a próxima semana audiência do governador Luiz Henrique com representantes das entidades da agricultura familiar. A reunião vai definir os encaminhamentos da pauta de reivindicações apresentada pela categoria. A abertura de diálogo foi considerada um avanço importante pelo deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia Legislativa, durante seu pronunciamento em plenário nesta quinta-feira, 14.
“Nossa expectativa é de que essa audiência traga resultados concretos. Não queremos que ela se transforme em mais uma reunião apenas”, defendeu Dresch. O encontro com o governador foi confirmado para o próximo dia 21. A data foi confirmada nesta manhã, durante reunião do movimento dos agricultores familiares com o secretário de Agricultura, Antonio Ceron, com o secretário de Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchini, e com representantes das secretarias da Fazenda e da Educação.
Tanto Ceron quanto Cobalchini afirmaram que os pontos da pauta estão em estudo pelos órgãos e secretarias do estado e que reuniões foram agendadas para a próxima segunda e terça-feira, quando as secretarias vão deliberar sobre as reivindicações. “Temos o compromisso dos secretários de que a pauta já está sendo discutida pelo governo do Estado. Isso é importante para que na reunião com o governador se possa de fato se avançar para um bom acordo. Coisa que nos últimos anos não foi possível”, avalia Dresch.
Para o coordenador da Fetraf-Sul, Alexandre Bergamin, a mobilização na capital resultou em avanços importantes. Ele espera que o governador faça o anúncio de medidas concretas que atendam as reivindicações apresentadas, na próxima semana. “Colocamos a pauta da agricultura familiar no centro de discussão do governo. Todas as secretarias e órgãos estaduais estão estudando as prioridades e reivindicações da agricultura familiar catarinense”, disse.
Cerca de mil agricultores familiares chegaram a Florianópolis na última terça-feira (13) para a mobilização da V Jornada de Luta da Agricultura Familiar. O objetivo é pressionar o governo do Estado a atender os apelos do setor que constam na pauta de reivindicações apresentada ao Executivo pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), juntamente com demais entidades ligadas ao setor. Os agricultores pedem ações emergenciais para amenizar os estragos causados pela estiagem, além de políticas que garantam a renda no campo.
Avanços em Brasília
O deputado Dirceu Dresch também ressalta os avanços obtidos junto ao governo federal com relação à pauta nacional da agricultura familiar. Um decreto do Presidente Lula deve ser publicado amanhã (15), prorrogando por 120 dias o vencimento das dívidas de custeio do Pronaf dos agricultores, nos municípios que decretaram estado de emergência devido à estiagem que castiga a região Sul do Brasil. Durante esse prazo serão estudadas outras medidas para auxiliar os agricultores que contraíram dívidas para investir na produção de suas propriedades rurais. Além disso, o governo federal estuda a concessão de um auxílio no valor de R$ 2 mil para os produtores que tiveram perdas devido à seca.
Assessoria de Imprensa
Deputado Estadual Dirceu Dresch – Líder do PT na Assembleia Legislativa
48- 9944 0190 / 48- 3221 2628