29/03/2012 - 16h01min
Dos Gabinetes - Knaesel destaca a participação da Alesc na discussão sobre a mudança ou manutenção d
Há dias da instalação da comissão que decidirá sobre a alteração ou a manutenção do hino catarinense, o deputado Gilmar Knaesel (PSDB), autor do Decreto Legislativo nº18. 298/2011, subscrito por outros 33 deputados estaduais, falou sobre o tema na manhã do hoje (29) durante discurso em plenário na Assembleia Legislativa.
Knaesel citou o currículo de reconhecido conhecimento em música e letras dos oito membros que farão parte da comissão e justificou a importância da participação da Assembleia neste debate. “O hino é um símbolo do estado, e não queremos que Santa Catarina fique muda diante de um símbolo que deve ser exaltado, cantado e respeitado por todos os catarinenses. Essa discussão vai entrar para a história de Santa Catarina”, declarou.
O deputado diz que se a comissão decidir pela permanência do atual hino, serão adotados mecanismos para torná-lo mais popular e, se a opção for pela mudança, haverá concurso público para a escolha da música e letra do novo hino catarinense.
Oito são os integrantes que fazem parte da comissão de avaliação do hino: Edna de Marco, da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte; Ivan Schmidt Filho, da Fundação Catarinense de Cultura; Jairo Barbosa, do Conselho Estadual de Cultura; Artemio Zanon, da Academia Catarinense de Letras; Valberto Dirksen, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina; e Luiz Meira, Jeferson Della Rocca e Alberto Andrés Heller, indicados pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Na próxima segunda (02) às 10 horas, no Plenarinho da Assembleia, acontece a primeira reunião da comissão. Os membros terão um prazo de 90 dias para decidirem se o hino será mantido ou se letra e/ou música serão alterados.
www.gilmarknaesel.com.br
Luana Schmitt
Assessora de Comunicação (DRT/SC - 01998-JP )
Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina
Gabinete Deputado Gilmar Knaesel
Gabinete (48) 3221-2632