19/05/2009 - 11h00min
Dos Gabinetes - Jailson mobiliza faccionistas para organizar associação
Cerca de 1.500 trabalhadores da região de Rio do Sul exercem sua atividade na área têxtil na informalidade atualmente, sem proteção de leis trabalhistas e fora da alçada da legislação empresarial. Este é o assunto a ser debatido nesta quinta-feira (21), a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores de Rio do Sul, na audiência pública promovida pelo deputado Jailson Lima da Silva (PT), segundo vice-presidente da Assembleia Legislativa.
“Metade das 520 empresas de vestuário da região é de faccionistas, a maioria à margem de qualquer proteção legal. Eles não são nem empresários, nem trabalhadores. Trabalham em condições inadequadas, a maior parte usa um pedaço da própria casa”, relata a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Setor Têxtil de Rio do Sul e Região, Zeli da Silva, que sugeriu ao parlamentar a realização de audiência pública para discutir o assunto e mobilizar faccionistas. “O deputado quer promover a formação de uma associação de faccionistas da região. “Eles estão totalmente desorganizados. Vivem às voltas com problemas com os fornecedores – aliás, o principal problema que detectamos. Organizados é possível mobilizar a sociedade organizada e obter apoio dos parlamentares no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa catarinense para aprovar e implementar uma legislação específica para eles”, explica Zeli.
O que estará em debate:
- Os problemas e possíveis soluções para cerca de 1.500 trabalhadores da região de Rio do Sul que, atualmente, exercem sua atividade na área têxtil na informalidade, sem proteção de leis trabalhistas e fora da alçada da legislação empresarial.
- Formas de mobilização e ações junto aos parlamentares no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa catarinense para aprovar e implementar uma legislação especifica, ou outra solução legal.
- Proposta do deputado Jailson, de organização dos faccionistas em associação, para ter poder de pressão.
Mirela Maria Vieira
Assessora de Imprensa do deputado Jailson Lima da Silva
(48) 3221-2638