18/04/2012 - 17h45min
Dos Gabinetes - “Estado precisa criar políticas de incentivo à agricultura familiar”, defende Lucian
A deputada Luciane Carminatti (PT) acompanhou representantes do Movimento dos Sem Terra (MST) e da Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) durante reunião com o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e com o secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, na manhã desta quarta-feira (18).
A comitiva de agricultores familiares reivindicou ao Estado investimentos para o setor, como por exemplo, na habitação, assistência técnica, financiamento agrícola, redução da cobrança de ICMS nos produtos das agroindústrias familiares, e auxílio às famílias que tiveram perdas com a estiagem.
Luciane comenta que o Estado precisa criar uma política de incentivo à agricultura, principalmente para manter os jovens no campo. “O orçamento estadual destinado à agricultura é 0,8%, o que é insignificante. O setor é estratégico e contribui com 36% no PIB estadual, por isso merece muito mais”.
A parlamentar comenta, ainda, que a atitude do governo em receber os agricultores é elogiável, mas precisa mostrar vontade política. “Não queremos ser apenas recebidos por este governo, queremos ver ações efetivas e de apoio à agricultura para que as famílias agricultores realmente tenham renda e qualidade de vida”.
Durante a reunião ficou definido que o governo do Estado tem 15 dias para estudar e avaliar as reivindicações levantadas pelos agricultores para então apresentar propostas que atendam as demandas do setor.
Francelise Martini
Assessora de Imprensa
Mandato Deputada Luciane Carminatti
(49) 8404-3460
(48) 9911-0347