14/05/2009 - 18h18min
Dos Gabinetes - Em moção, Padre Pedro pede “bolsa estiagem” a Governo Federal
A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, moção apresentada pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), dirigida ao presidente Lula, solicitando a implementação da “bolsa estiagem” nas regiões atingidas pela seca, em Santa Catarina. A reivindicação está presente na pauta dos principais movimentos ligados à agricultura familiar. Outro ponto reforçado pelo parlamentar é a necessidade de anistia, até R$ 10 mil, das dívidas dos pequenos agricultores.
O objetivo da “bolsa” é garantir um salário mínimo mensal, ao longo de 12 meses, como forma de assegurar a subsistência das famílias que tiveram perdas significativas em razão da estiagem. “É uma medida que, além de permitir que essas famílias tenham condições dignas, garante que elas não engrossem o êxodo rural. O que nós notamos nos olhos dos agricultores é uma profunda desesperança, e isso tem como resultado, muitas vezes, o abandono da atividade no campo”, afirmou o parlamentar.
A sugestão do deputado é a edição de uma Medida Provisória, que libere recursos emergencialmente para estes fins. Nos dados apresentados, Padre Pedro destaca o aumento significativo do número de municípios em situação de emergência (125), a precariedade das pastagens – que influencia na principal renda da agricultura na região, que é o leite – e a ausência de uma perspectiva de condições favoráveis do clima nos próximos meses. “O inverno se aproxima e o quadro pode se agravar ainda mais”, observou.
Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br