30/03/2012 - 16h37min
Dos Gabinetes - Em Brasília, Dresch busca ajuda aos agricultores afetados pela seca e apoia votação
O deputado Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia Legislativa, cumpriu agenda em Brasília ontem (29). Ele participou de audiências com presidente da República em exercício, deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT/RS), e com o novo ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas (PT). A pauta desses encontros foi a ajuda aos agricultores catarinenses que perderam a produção devido à estiagem e à votação do novo Código Florestal.
Conforme Dresch, a reunião como o ministro do MDA foi muito produtiva. O deputado e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar entregaram uma pauta de reivindicações que voltará a ser discutida no dia 15 de abril. “O novo ministro é uma grande liderança e se mostrou muito preocupado com a situação dos agricultores familiares da região Sul”, disse o deputado. Entre as principais reivindicações apresentadas consta a necessidade de recursos para garantir a renda dos agricultores que perderam a produção, principalmente aqueles que não tinham seguro, uma espécie de “bolsa-estiagem”. Outro ponto é a prevenção: “defendemos que o governo federal, junto como governo estadual, subsidie no mínimo 50% da construção de cisternas nas pequenas propriedades. Armazenar a água da chuva é fundamental para que o agricultor possa conviver com os períodos de estiagem. O ministro concorda com isso”, avaliou Dresch.
Código Florestal
O presidente em exercício, deputado federal Marco Maia (PT/RS), confirmou a intenção de votar o projeto do novo Código Florestal ainda no mês de abril. Dresch defendeu que a Câmara não altere o texto aprovado no Senado. “Aqueles que dizem que a agricultura familiar não está sendo beneficiada no texto não estão falando a verdade. Não se pode mutilar o que já foi acordado e construído. O texto aprovado no Senado resolve a ampla maioria dos problemas da agricultura familiar”,afirmou o deputado. A proposta do novo código diferencia a agricultura familiar da grande propriedade, respeita as áreas consolidadas e avança no sentido de remunerar o agricultor familiar que mantém áreas preservadas na propriedade, o que garante, na visão de Dresch, o equilíbrio entre produção e preservação. “Estamos vivenciando mais um período de seca. O agricultor familiar conhece muito bem a importância de preservar a água”, destacou.
Assessoria de Imprensa
Gabinete Deputado Dirceu Dresch
Líder do PT na Alesc
(48) 99440190 / (48) 32212628