10/04/2012 - 16h15min
Dos Gabinetes - Dieter Janssen elogia queda nos juros do Banco do Brasil e Caixa
Favorável à queda nos juros no país, o deputado e economista Dieter Janssen (PP) elogiou as medidas adotadas pelo governo federal que reduziram as taxas cobradas pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Para o parlamentar, \"a redução dos juros faz com que a economia fique mais aquecida, estimula o consumo e ajuda o pequeno empresário que precisa de linhas de credito\".
O consumidor final, acrescenta Dieter Janssen, também será beneficiado pois, ao parcelar a compra do bem, vai ter um diferencial nos juros. \"Esta queda vai forçar os bancos da rede privada a praticarem o mesmo gesto, para continuarem competitivos no mercado\", analisou.
Dieter Janssen mencionou na Assembleia Legislativa que a Caixa Econômica Federal anunciou a redução dos juros do banco de até 88% ao ano e aumento de 24% no volume de recursos para crédito em relação ao ano passado. A queda dos juros para aquisição de bens e serviços chega a 45%. Já o Banco do Brasil reduziu em 67% os juros no cheque especial.
\"Acompanhando a linha de apoio ao consumo interno, principalmente de bens fabricados no Brasil, a baixa nos juros é uma ferramenta que vem ao encontro da diminuição da tão falada desindustrialização\", defendeu Dieter. \"É preciso baixar os juros cobrados do consumidor. As taxas de spread, que é diferença entre os juros que os bancos pagam e os que oferecem aos clientes, são muito altas no Brasil\", acrescentou. Dieter Janssen finalizou defendendo: \"além das medidas para reduzir os juros, é preciso que seja aprovada a reforma tributária, ou seja, diminuição de impostos, que é a ferramenta principal para que as nossas empresas se tornem mais competitivas\".
Assessoria de Imprensa
(48) 3221 - 2711