26/04/2012 - 13h25min
Dos Gabinetes - Desindustrialização: problema só será resolvido com política industrial de longo pra
A movimentação integrada de empresários e trabalhadores na luta contra a desindustrialização foi altamente positiva, tanto que levou o governo a reduzir os juros de diversos itens; foi um avanço, mas o problema só será resolvido quando o país adotar uma política industrial de longo prazo. Esta é avaliação do líder do PP, deputado Silvio Dreveck, ao comentar hoje, da tribuna da Assembleia Legislativa, a situação da indústria e dos empresários nacionais.
Para Silvio, enquanto não houver essa política de longo prazo, os empresários vão continuar penando, ainda, com os mesmos problemas - falta de competitividade em relação ao produto importado e desemprego, tendo na base as conhecidas causas: pesada carga tributária e infraestrutura deficiente das rodovias, portos e aeroportos.
Enquanto uma política industrial de longo prazo não vem, o país continua insistindo no mesmo modelo e, ainda abrindo espaço para empresas da China instalarem-se no território nacional. “Nós imaginamos que está tudo bem, porque estamos vendendo commodities para a China, por exemplo quando, ao mesmo tempo, aquele país se propõe a instalar fábricas no Brasil. A intenção dos chineses é clara – ter o controle dos preços no futuro, colocam a empresa aqui pensando no futuro”.
A mesma união de esforços entre empresários e trabalhadores deve ser mantida, “com persistência”, conforme Silvio, para que se atinjam os objetivos esperados pelo empresariado nacional. Antes de tudo, a redução da excessiva carga tributária e a deficiente infraestrutura.
Assessoria de Imprensa da Bancada do PP/Jandyr Côrte Real/(48) 99 61 25 42