18/04/2012 - 16h05min
Dos Gabinetes - Deputado Zé Milton apóia políticas de agricultura de baixa emissão de carbono
O agronegócio sustentável foi o tema abordado no seminário de Sensibilização de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono Plano ABC-SC, que tem como objetivo difundir informações sobre o programa e discutir projetos e formas de sua operacionalização no Estado. Presente no evento, o vice-presidente da Comissão de Agricultura, deputado José Milton Scheffer (PP), salientou a importância do programa e a necessidade de que a informação chegue ao agricultor para produção sem agressão ao meio ambiente. “Precisamos fomentar discussões que estimulem o desenvolvimento da pecuária. O Programa ABC vem ao encontro da agricultura sustentável, focada na redução dos custos de produção e na ampliação da produtividade”, defendeu o parlamentar, salientando que o programa, além de viabilizar o crédito para implantação dessas tecnologias de manejo sustentável, o agricultor agrega valor ao seu produto, gerando mais renda a família rural.
O Programa Agricultura de Baixo Carbono dá incentivos e recursos para os produtores rurais adotarem técnicas agrícolas sustentáveis, para mitigar e reduzir a emissão dos gases de efeito estufa – gás carbônico (CO2), gás metano (CH4) e óxido nitroso. A ideia é que a produção agrícola e pecuária garanta mais renda ao produtor, mais alimentos para a população e aumente a proteção ao meio ambiente.
O teto de financiamento do programa é de R$ 1 milhão, taxa de juros fixos de 5,5% ao ano e prazos de pagamento de 5 a 15 anos.
O seminário aconteceu no auditório da Epagri, nessa quinta-feira (18). Estavam presentes na solenidade de abertura o superintendente do Ministério da Agricultura, Joel Perotto, secretário de Estado da Agricultura, João Rodrigues, secretário adjunto, Airton Spies, superintendente estadual do Banco do Brasil, Reinaldo Yokohama, funcionários da Epagri, lideranças e público em geral ligadas ao setor.
Assessoria de Imprensa
(48) 3221 - 2671