13/04/2012 - 17h20min
Dos Gabinetes - Conselho Federal de Odontologia homenageia Dado Cherem
No aniversário de 48 anos dos Conselhos Regionais de Odontologia, o Conselho Federal (CFO) fará uma solenidade no Rio de Janeiro, neste sábado (14), para homenagear pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento das instituições odontológicas no Brasil.
O deputado Dado Cherem (PSDB) receberá a Medalha de Honra ao Mérito Odontológico Nacional pela criação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS) em Santa Catarina – hoje são 38 no Estado - e pelas relevantes ações em favor da Odontologia no período em que exerceu a função de Secretário de Estado da Saúde.
A escolha foi feita pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-SC) e comunicada ao parlamentar pelo seu presidente, doutor Élito Araújo.
“A Odontologia tem vários motivos para comemorar: ouso dizer que a Odontologia brasileira está entre as cinco melhores do mundo pelo ensino e pela qualificação dos profissionais. E, com alegria, vemos Santa Catarina em primeiro lugar dentre os estados do Sul na cobertura de Saúde Bucal. Isso demonstra claramente o comprometimento do poder público”, assegurou Dado Cherem.
Na solenidade especial pelo Dia do Dentista, na Assembleia Legislativa, o deputado pronunciou-se sobre a Odontologia:
“Também escolhi ser dentista, assim como meu pai e meu irmão, embora hoje esteja trilhando outro caminho, o da política, mas nunca esqueci o berço profissional. Quando tive oportunidade – nos três anos em que fui Secretário Municipal de Saúde de Balneário Camboriú – período em que projetei o Centro de Especialidades Odontológicas - e nos seis anos em que estive à frente da Secretaria de Estado da Saúde eu estimulei a realização de ações para buscar a integralidade da atenção em saúde bucal. Instituímos o Plano da Rede Estadual Especializada em Serviços Odontológicos, o qual norteou as diretrizes para o modelo de atenção em saúde bucal, sendo o único estado que disponibilizou um plus de 30% para o custeio. Foram investidos recursos próprios para o custeio (em 2009 quase R$ 1 milhão para a ampliação do programa de saúde bucal).
Hoje Santa Catarina possui 38 Centros de Especialidades Odontológicas, antes não havia nenhum. Os CEOS oferecem serviços mais complexos do que os postos de saúde. Outros cinco Centros estão em fase de implantação. Equipes de Saúde Bucal estão presentes em 274 municípios catarinenses, com abrangência de 93,5%. São 1.582 equipamentos odontológicos disponíveis na rede do SUS, onde atuam 2.347 cirurgiões-dentistas. “E é com orgulho que vemos, hoje, Santa Catarina, estar em primeiro lugar entre os estados do Sul, na cobertura de Saúde Bucal”.
Amanhã, no Rio de Janeiro, o CFO também entregará a premiação para os três municípios catarinenses que foram destaque no Prêmio Brasil Sorridente – Criciúma, Florianópolis e Porto União.
Ana Minosso
Assessora de Comunicação
(48) 9980.3259
(48) 3221-2775