10/04/2012 - 16h10min
Dos Gabinetes - Comitê organizará seminário da água no Vale do Itapocu
O trabalho do Fórum Permanente para Preservação do Aquífero Guarani e das Águas Superficiais, da Assembleia Legislativa, iniciou na última segunda-feira (9), em Schroeder. Presidido pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), o Fórum realizará atividades em todo Estado, voltadas ao debate de ações e políticas efetivas para a gestão hídrica de Santa Catarina.
A reunião, na Câmara de Vereadores do município, mobilizou engenheiros agrônomos e ambientais, técnicos, vereadores, representantes do Comitê Gestor da Bacia do Rio Itapocu e da Secretaria de Desenvolvimento Regional. O objetivo é organizar um seminário envolvendo todos municípios da região, para o debate dos principais problemas na gestão da água.
Um comitê, formado a partir da reunião, organizará o seminário, que deve ocorrer em Schroeder. O objetivo é buscar colaboradores em todos municípios, como forma de garantir um diagnóstico integrado da gestão hídrica na região.
O engenheiro agrônomo Sérgio Visantini, presidente do Comitê Gestor da Bacia do Rio itapocu, explica que atualmente a principal preocupação na região é a falta de tratamento para o esgoto nos grandes municípios, como Jaraguá do Sul e Joinville. “Isso prejudica a qualidade da água. Além disso, nós temos a demanda da agricultura, que utiliza muita água”, afirma Visantini.
Ele destaca, no entanto, que a situação não é tão grave quanto em outras bacias do Estado. Na opinião de Visantini, a discussão e a implementação de medidas imediatas podem evitar problemas no futuro. “Nós temos municípios crescendo muito, e precisamos colocar esse tema na pauta”, complementou.
Cássio Turra
Assessoria de Imprensa
Mandato Popular
Deputado Padre Pedro Baldissera (PT)
(48) 3221-2726
(48) 9947-2049
www.padrepedro.com.br