22/03/2012 - 14h41min
Dos Gabinetes - Bancada do PT elogia atuação de Ideli Salvatti e ganha adesão de outros partidos
No plenário da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (21), o deputado Jailson Lima (PT) saiu em defesa da ministra Ideli Salvatti, que se tornou alvo da crise política que envolve partidos da base aliada. “Estamos acompanhando na imprensa nacional que a ministra continua sendo uma das figuras mais leais neste governo, assim como foi com o Presidente Lula, em ocasiões em que senadores fugiam do plenário para não votar certas matérias e a senadora, com galhardia, votava em nome do projeto nacional”, elogiou.
Na opinião do parlamentar, um governo com 72% de aprovação e que tem na base de sustentação o PMDB, citando o vice-presidente Michel Temer, não pode se dobrar ao fisiologismo do Congresso Nacional. “Não dá mais, para um país como o nosso, com uma consolidação democrática, esquartejar o Estado em nome de interesses partidários”, disse.
O deputado esteve em Brasília nesta semana. Segundo ele, a ministra tem demonstrado grande senso de diplomacia ao tratar dos distintos interesses de senadores e deputados federais. “Poucas vezes vi, na minha história de convivência com a [ex] senadora , a maturidade de Estado que ela está tendo agora, com interpretação daquilo que o cidadão brasileiro quer de um governo que o representa”, acrescentou Jailson.
O deputado Neodi Saretta aderiu à manifestação de apoio à Ideli Salvatti. De acordo com ele, a presidenta Dilma está realizando um extraordinário trabalho administrativo e, ao mesmo tempo, criando uma nova relação política com o parlamento, tendo ao lado pessoas de alta competência. “A alteração de líderes no Congresso mostra esta disposição de renovação e com certeza ela [Dilma] está cercada por pessoas importantes, que cumprem funções importantes, como é a ministra Ideli, que para nós é uma verdadeira embaixadora das causas de Santa Catarina”, declarou.
A deputada Ana Paula Lima destacou a posição ocupada pela catarinense no primeiro escalão do Governo Federal, incumbida da interlocução com o parlamento. “Ela foi uma senadora combativa em tempos de crise e hoje ocupa uma função de peso no governo Dilma. Acredito que a crise no Congresso já passou, graças a boa atuação da ministra, que também desempenha um papel fundamental na defesa do nosso Estado junto à presidência”, afirmou.
Só elogios - O deputado Dado Cherem (PSDB) definiu Ideli como “uma grande guerreira”, que merece o respeito e o apoio do parlamento catarinense. Também fizeram pronunciamentos elogiosos à ministra das Relações Institucionais os deputados Elizeu Mattos (PMDB), Joares Ponticelli (PP), Darci de Matos (PSD) e Ângela Albino (PCdoB).
Aldo Schneider, líder do PMDB, anunciou que a bancada peemedebista vai encaminhar à Presidência da República uma moção, em nome da Assembleia Legislativa, ressaltando a competência e a importância, para o Estado, de Ideli Salvatti na atual pasta. “Todas as missões que foram incumbidas a ela, foram cumpridas, o que comprova que é uma grande ministra na atuação com os parlamentares”, disse.
Foto: Lucas Gabriel Diniz /Alesc
Assessoria Coletiva | Bancada do PT na Alesc | 48 3221 2824 bancadaptsc@gmail.com
Twitter: @PTnoparlamento | Facebook: PT no Parlamento