Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/11/2015 - 15h28min

Deputados sinalizam para aprovação do PL das Doulas

Imprimir Enviar

Projeto de Lei tramita na Comissão de Saúde e deverá ser votado na reunião da próxima semana

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina discutiu nesta terça-feira (03) o Projeto de Lei 208/2013, que dispõe sobre a presença das doulas durante os partos hospitalares. Representantes dos médicos, hospitais, Secretaria de Estado da Saúde, enfermeiros e doulas foram convidados a participar do debate.

O debate foi promovido pela Comissão de Saúde da Alesc com o intuito de sanar possíveis dúvidas sobre o PL. “Creio que é possível chegar a um ponto em comum e que, claro, tenha como principal objetivo a saúde da mãe e do bebê. A humanização do parto é um caminho, felizmente, sem volta e que cabe a nós, aqui do Legislativo, transformar isso em lei”, pondera a presidente da Comissão de Saúde e relatora do projeto, deputada Ana Paula Lima (PT).

O projeto de Lei autoriza a entrada de doulas nos hospitais, clínicas e maternidades de Santa Catarina, para acompanhamento da gestante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato. A doula é uma acompanhante treinada que atua oferecendo suporte físico e emocional à mulher. A atuação das doulas está ligada a diminuição do tempo de trabalho de parto, dos pedidos de analgesia peridural, do uso de ocitocina e de fórceps.

Participaram do debate a coordenadora da Rede Cegonha em Santa Catarina, Carmen Regina Dalziovo, o diretor geral da Maternidade Darcy Vargas, Fernando Marques, o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Rafael Klee de Vasconcellos, a administradora do Hospital Sagrada Família, Zélia Ignaczuk Zeitamer, a doula Gabriela Zanella e a médica obstetra, Roxana Knobel. Coletivos de humanização do parto de diversas regiões do Estado acompanharam a reunião no Plenarinho da Alesc. Os integrantes da Comissão e convidados para a reunião entregarão sugestões de emendas ao Projeto de Lei que será votado na próxima reunião da Comissão de Saúde, na quarta-feira, dia 11, às 11 horas.

 

Assessoria de Comunicação
48.3221-2680

Voltar