Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
14/02/2014 - 12h59min

Deputados propõem nome de João José Cândido ao Hospital Florianópolis

Imprimir Enviar
Deputado Dado Cherem e o ex-secretario João Cândido da Silva. FOTO: Divulgação

Como forma de homenagear a dedicação à vida pública do ex-secretário João José Cândido da Silva, que faleceu no último domingo (9), deputado Dado Cherem (PSDB) protocolou projeto de lei na Assembleia Legislativa solicitando que o Hospital Florianópolis passe a se chamar Hospital João José Cândido da Silva. Deputado Gelson Merísio (PSD) uniu-se à causa e também assina a proposição.

Cândido faleceu na madrugada de domingo, 9 de fevereiro, aos 65 anos, deixando um legado de realizações no serviço público de Santa Catarina, especialmente nas áreas da saúde e assistência social.  “Doutor Cândido era um altruísta e um otimista. Eu sempre tive uma boa relação com ele, fomos amigos. Quando comandei a Secretaria de Estado da Saúde, em momentos complicados ele se colocou à disposição para debater republicanamente a situação. Era um dos melhores e maiores conhecedores do sistema público de saúde, dominava o tema como poucos. Era um apaixonado pelo que fazia”, falou Dado, na tribuna da Assembleia.

Após atuar na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis por quase uma década, João José Cândido assumiu, em 2012, a Secretaria de Estado da Assistência Social, cuja gestão foi reconhecida por todos. “Era uma pasta delicada com este problema crescente das drogas, mas ele estava determinado a dar uma resposta à sociedade. Se a solução não fosse possível ele sempre tentava construir lá na frente. Cândido vai deixar saudade, mas uma saudade sadia, daquelas pessoas que construíram algo para o próximo”, pontuou Dado.

Deputado Dado conversou com o governador Raimundo Colombo e com a família de Cândido sobre a intenção de homenagear o médico dando o seu nome a uma instituição hospitalar. O projeto de lei foi lido em plenário na sessão de quinta-feira, 13 de fevereiro, passará pela análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Saúde para depois ser levado ao plenário para apreciação dos 40 deputados. Acompanhe a tramitação em www.alesc.sc.gov.br em atividade parlamentar, tramitação de matérias, pesquisa por número: 0012.5/2014.

Biografia
Nascido em Blumenau em 1948, João José Candido da Silva formou-se em Medicina pela UFSC. Foi médico do Corpo Clínico do Hospital de Caridade e era especialista em medicina desportiva. Possuía ainda especialização em Administração Hospitalar pela FGV/SP e mestrado em Administração pela UFSC, além de ser professor universitário na UFSC há 38 anos.

Durante 13 anos trabalhou em Brasília nas décadas de 1980 e 1990. Em 1991, atuou na Secretaria Executiva, exercendo o cargo interino de Ministro da Saúde e outros cargos de secretário nacional na Saúde. Além disso, foi chefe de Gabinete do Ministério da Previdência e foi 2º secretário nacional de Assistência Social do País em 1998.

No Ministério da Saúde, foi chefe da Assessoria Especial de Ciências da Saúde e coordenador dos Hospitais Universitários (HUs). Representou tanto o MEC quanto o Ministério da Saúde no Conselho Federal de Entorpecentes (Confen). De volta ao Estado, foi titular da Secretaria de Estado da Saúde até 2002 e, posteriormente, assumiu a secretaria municipal de Saúde da Capital, onde permaneceu até março de 2012, quando assumiu a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), função que desempenhou até os últimos dias de sua vida.

Médico, especialista em saúde pública, trabalhou no Ministério da Saúde – chegando a ocupar interinamente a Pasta – durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2003).
 

Ana Minosso
Assessora de Comunicação
(48) 9980.3259
(48) 9907-5555

Voltar