Deputados precisam conhecer realidade nas escolas para legislar sobre segurança
Um chamado para que parlamentares visitem pelo menos três escolas neste próximo mês, como forma de conhecer as realidades das instituições durante a elaboração de legislações sobre a segurança nas unidades, foi feito pelo deputado Marquito (Psol) em discurso na tribuna nesta semana. “É fundamental que nós tenhamos os pés no chão para poder legislar de forma adequada e assertiva”, afirmou. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina está desenvolvendo um trabalho conjunto para dar uma resposta à sociedade sobre a insegurança e a vulnerabilidade nas escolas.
Marquito contou que tem visitado diversas unidades escolares da rede estadual e encontrado realidades que desafiam as ideias iniciais do parlamento de resposta à sociedade sobre a insegurança e vulnerabilidade nas escolas. “Fui a escolas que estão há mais de seis anos em reforma. E sabe o que acontece enquanto essa situação se arrasta? Diretores acumulam tripla função: de gestão pedagógica, estrutural e de obras, como se fossem empreiteiros. Vi trabalhadores da construção civil transitando e entregando materiais enquanto estudantes alimentavam-se no recreio”, relatou o deputado. Em função dos riscos verificados, o deputado afirmou que está elaborando uma proposta de protocolo para instalação de obras em unidades escolares durante o funcionamento das mesmas.
Ainda foi mencionada a falta de recursos para pequenas saídas de campo e a limitação das atividades educacionais porque não há ambientes suficientes ou adequados para as funções pedagógicas, de alimentação e de educação física, entre outras. “É muito fácil pra gente, daqui de dentro, pensar em uma estrutura de botar guarda armada e porta giratória, sendo que tem unidade escolar que não tem nem espaço direito para entrar e sair. Precisamos estar presentes nas escolas para não criarmos elefantes brancos que não serão aplicados.”
O deputado ainda ressaltou que professores e diretores costumam dar o sangue para viabilizar suas atividades e precisam ser valorizados. “A escola sempre foi um espaço de relação com a comunidade. É preciso retomar o sentimento de que a escola é um instrumento fundamental para a socialização e a valorização dos territórios.”