Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/05/2015 - 16h16min

Deputado Zé Milton comemora prorrogação do CAR

Imprimir Enviar
Deputado José Milton Scheffer FOTO: Eduardo Guedes de Oliveira/Agência AL

O deputado Zé Milton (PP) comemorou a prorrogação, por mais um ano, do prazo para produtores rurais inscreverem-se no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O anúncio foi feito, nesta semana, pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Zé Milton que vinha defendendo a ampliação do prazo em diversas frentes dentro e fora da Assembleia Legislativa, afirma que a decisão beneficia agricultores familiares que enfrentam dificuldades para acessar o sistema de cadastramento. Para o parlamentar, a pressão exercida pelas entidades vinculadas à agricultura familiar foi fundamental para a prorrogação do prazo.  “Essa é uma medida certa do governo federal e que demonstra o seu bom senso em relação ao setor. Muitos agricultores precisam de apoio técnico e financeiro para realizar o CAR”, declarou o parlamentar, ressaltando que ao todo o Ministério do Meio Ambiente recebeu 48 pedidos de secretários de meio ambiente, produtores, ministério público e bancadas parlamentares, dentre elas a Moção de sua proposição na Assembleia Legislativa.

Com a nova data os agricultores terão até 6 de maio de 2016 para estarem cadastrados no sistema. Em Santa Catarina, segundo informações da Secretaria de Agricultura até a última semana havia sido cadastrado 85 mil propriedades rurais, o que representa 23% das 371,118 mil existentes no estado. Para auxiliar no preenchimento do cadastro o governo catarinense, municípios e entidades do setor privado treinaram aproximadamente, 1440 técnicos, para prestarem o serviço gratuitamente aos proprietários rurais.  “A prorrogação representa um alívio as famílias rurais. Não basta apenas exigir o cadastramento dentro do prazo, é necessário fornecer meios às entidades e aos proprietários para o cadastramento”, destacou o parlamentar.

Prorrogação
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a prorrogação foi decidida após ser constatado que apenas uma em cada quatro propriedades rurais (25,1% do total) havia se inscrito no Sistema CAR. Segundo Izabella Teixeira, apenas 1,407 milhão de imóveis cadastram-se, de um total estimado de 5,6 milhões de propriedades rurais no país.

CAR
Sancionado em 5 de maio de 2014; O Cadastro Ambiental Rural - CAR, é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

Fernando Silveira
Assessor de Comunicação -  Gabinete Deputado José Milton
(48) 9956.0983 - 3221.2671
www.deputadojosemilton.com.br

Acompanhe José Milton Scheffer


José Milton Scheffer
Voltar