Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
13/02/2014 - 14h04min

Deputado Volnei Morastoni responsabiliza o Governo do Estado pelo atraso no pagamento aos hospitais

Imprimir Enviar
Foto: Renata Furlanetto / Divulgação

O deputado Volnei Morastoni (PT) usou a tribuna na sessão ordinária desta quarta-feira (12) para chamar a atenção dos demais parlamentares sobre o atraso no repasse de verbas aos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Morastoni responsabiliza o Governo do Estado pelo não pagamento aos hospitais, desde novembro do ano passado. "É um verdadeiro absurdo, porque os repasses federais estão em dia e o dinheiro está travado no Fundo Estadual de Saúde por uma burocracia intransigente do Comitê Gestor do Governo do Estado", destacou.
Segundo o deputado, o motivo do atraso é que a gestão do Fundo Estadual de Saúde, responsável pelo repasse, contrariando a Constituição Federal, a Lei Orgânica da Saúde e a Lei Complementar nº141, em Santa Catarina é totalmente dependente do Comitê Gestor, comandado pela Secretaria Estadual da Fazenda. "O que não dá para compreender, é que, neste comitê não existe a participação da Secretaria Estadual de Saúde", reforça o deputado e completa que os pagamentos pelo Fundo só iniciam a partir do dia 18 de fevereiro.
No ano passado, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa chamou uma audiência pública com a Secretaria Estadual da Fazenda e Saúde para corrigir esta distorção e garantir a autonomia de gestão ao Fundo Estadual de Saúde. Como o problema não foi sanado, o deputado Volnei Morastoni conclamou diante de todos ao governador Raimundo Colombo para respeitar a autonomia e independência do Fundo Estadual de Saúde na sua gestão. "O atraso nos pagamentos agrava a situação dos hospitais que têm muitos compromissos a saldar, além do descontentamento dos profissionais que não recebem pelo trabalho prestado, refletindo no atendimento à população".

Renata Furlanetto
Assessora de Imprensa | (47) 9980-9031
renata.imprensa@volneimorastoni.com.br
Deputado Volnei Morastoni - PT/SC
Presidente da Comissão de Saúde
Gabinete Regional - Itajaí/SC | Telefone: (47) 3249-0213
Rua Dom Joaquim Domingues de Oliveira | Nº 33 
www.volneimorastoni.com.br

Voltar