Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
23/04/2015 - 13h24min

Deputado Venzon propõe número único para emergências em Santa Catarina

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon FOTO: Deputado Serafim Venzon (Divulgação /Alesc)

Disque-Denúncia Polícia Civil, Bombeiros, Polícia Militar e Samu, entre outros serviços de emergência em Santa Catarina, poderão ter um único número de telefone para serem acessados. Projeto de lei neste sentido foi apresentado na Assembleia Legislativa pelo deputado Serafim Venzon (PSDB) propondo a instituição do Número Único Catarinense de Emergências, o NUCE.  O objetivo é centralizar as chamadas e direcionar para os demais existentes atualmente agilizando o atendimento ao cidadão.

“Atualmente, o cidadão é obrigado a decorar uma variedade de números com finalidades específicas, mas que em suma são todos números emergenciais, tais como 190 para Polícia Militar, 181 para Polícia Civil, 193 para Bombeiros, 192 para o Samu, 199 para Defesa Civil e assim por diante”, justifica o deputado ao propor a nova legislação. Segundo ele, atualmente” são dez números de emergência em Santa Catarina, sem contar o das empresas estatais de água e energia elétrica, e são poucas as pessoas que tem domínio sobre essa diversidade de números”.

Para Venzon, a adoção do número único permitirá um atendimento mais eficaz e rápido à população, a exemplo do que já ocorre nos Estados Unidos com o número 911 e na União Européia com o 112. A ideia é que os atendentes da central do número único sejam treinados para direcionar as chamadas para os números diretos mais apropriados à situação do usuário seja nos casos de dano ao patrimônio, risco à saúde, calamidade pública ou segurança pessoa, entre outros.

O parlamentar justifica ainda que a concentração dos serviços em único telefone não elimina os números individuais de cada órgão que podem continuar a receber chamadas diretas. “Ou seja, será um serviço complementar onde o cidadão ao ligar para o NUCE é direcionado para o tipo de ocorrência específico”, conclui Venzon. No Brasil, o estado de Pernambuco é pioneiro na implantação de número único de emergência desde 2011.

Assessoria de Imprensa Liderança e Bancada do PSDB
Outras informações: 48 – 9101 8946/ 3221 3075/ Jorn. Carlos C.Mello / Deputado Serafim Venzon- 48 – 9935 9976/ 47 -9982 0145

 

Voltar