Deputado Venzon participa de audiência sobre a situação do Hospital São José, de Tijucas
O deputado Serafim Venzon (PSDB) participou, na noite de ontem, de uma audiência pública sobre a situação do Hospital São José, de Tijucas, que ameaça interromper os atendimentos pelo SUS. O parlamentar se colocou à disposição para ajudar no que for preciso e vai representar a Assembleia Legislativa em uma comitiva que busca solução para o problema.
O parlamentar, médico e membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, pontuou que não é apenas o Hospital de Tijucas que está a beira da falência. “Todos os 158 hospitais filantrópicos do Estado ameaçam fechar as portas. Se fosse apenas em uma cidade, eu diria que é problema de gestão, mas a situação crítica se espalha por todo país”, afirma.
Segundo Venzon, o caos se deve ao baixo valor repassado pelo SUS às unidades. “O valor que os hospitais recebem do SUS pelo atendimento é insuficiente para custear os procedimentos. Ele foi reajustado pela última vez em 1996. Hoje, está defasado, quatro vezes abaixo do necessário”, afirma. Em 2012, a saúde recebeu R$ 147 milhões com internações, mas gastou R$ 598 milhões.
Para o deputado a grande responsabilidade dos hospitais é do governo federal, que detém mais de 70% dos impostos. “O município deve contribuir, mas não podemos atribuir toda responsabilidade. Sou médico e conheço a estrutura da saúde. O Estado também não consegue determinar sobre o assunto”, salienta. Venzon afirma que “é a hora de organizar um grande movimento para corrigir o pagamento de todos os hospitais”.
O deputado Serafim Venzon se colocou à disposição do prefeito e vereadores de Tijucas para auxiliar no problema. Ele propôs também uma audiência com o secretário de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, para fazer parte da comissão que discute uma solução.