Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Revista Digital

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Filtrar por deputado / bancada
Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/02/2014 - 18h53min

Deputado Venzon mostra preocupação com abastecimento de energia no Brasil

Imprimir Enviar
Deputado Serafim Venzon (PSDB)

O deputado Serafim Venzon (PSDB) usou a tribuna na Assembleia Legislativa para criticar o sistema de abastecimento de energia elétrica no Brasil. O parlamentar está preocupado com as constantes quedas de energia que tem acontecido em Santa Catarina e também com o apagão ocorrido em partes do Brasil que deixou 3 milhões de pessoas sem energia elétrica em 11 estados.  Segundo ele, é preciso abrir o mercado brasileiro para novas fontes geradores de energia.

Para Venzon, ainda que seja bem idealizado, o atual modelo de geração de energia do Brasil depende muito das condições climáticas, sendo necessário diversificar sua composição. “O Brasil é um país de tamanho continental e com imensa diversidade de recursos naturais. Precisamos usar outras fontes para fazer a compensação nos momentos em que energia hidrelétrica é insuficiente. Neste sentido, a utilização das reservas de carvão catarinenses poderia ser uma boa iniciativa”, afirmou. Além do carvão, o gás e petróleo também são boas alternativas.

Santa Catarina é responsável por 39% de todo carvão mineral produzido no país. O setor corresponde a 4% da economia do Sul catarinense. Em 2013, o Estado tinha uma reserva de 3,6 bilhões de toneladas de carvão. “É necessário a permanência do carvão mineral na matriz energética nacional. Ela trará maior estabilidade para toda sociedade”, afirma o parlamentar.

Em Santa Catarina, o início das atividades carboníferas aconteceu no final do Século XIX, realizadas por uma companhia britânica que construiu uma ferrovia e explorava as minas. Os maiores produtores de carvão mineral são a China, os Estados Unidos, a Austrália, a Rússia e a Indonésia.

 

Ana Maria Leal da Veiga
Jornalista / Assessoria de Imprensa Deputado Serafim Venzon
(48) 3221.3075

Voltar