Deputado Venzon apresenta proposta de energia solar para Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina pode ser a primeira do Brasil a adotar sistema de geração de energia solar. O deputado Serafim Venzon (PSDB) apresentou a proposta ao presidente do legislativo, Joares Ponticelli (PP), que aprovou a ideia. O estudo de viabilidade será feito pelo Instituto Ideal, referência na área, em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).
Venzon intermediou a audiência dos diretores do Instituto Ideal, professor Mauro Passos, e Ricardo Ruther, com Ponticelli. A ideia é implantar sistema de energia fotovoltaica no estacionamento da Casa, que já tem reforma prevista para este ano. “Além de moderno, esse projeto deixa a Assembleia de SC como referência nacional em responsabilidade social”, afirma Venzon.
O presidente do legislativo, Joares Ponticelli, se mostrou empolgado e pediu um estudo de viabilidade. Além do sistema de energia limpa, o projeto contempla um veículo elétrico para uso da Casa. “É um projeto moderno, sustentável e pioneiro no Brasil, que trará economia para o legislativo”, destaca.
O sistema fotovoltaico converte diretamente a energia da luz do sol em energia elétrica, limpa e sem interferências externas. A eletricidade gerada pelas células está em corrente contínua, que pode ser imediatamente usada ou armazenada em baterias. Assim, a energia que não for consumida pode também ser lançada na rede.
Instituto Ideal para Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina
O Instituto deve apresentar um projeto completo ao presidente da Casa nos próximos dias. “Vamos realizar um estudo técnico para constatar qual seria a economia real para a Assembleia Legislativa”, destaca o presidente do órgão, professor Mauro Passos.
Passos é referência mundial na área de energia limpa. Segundo ele, a solarização é a energia do futuro. “O Brasil é um país com excelente nível de insolação. Com o sistema fotovoltaico, você pode ser o gerador da própria energia que consome”, afirma.